Author:
Batista Cleidson Colares,Da Silva Tania Maria Gomes,De Oliveira Daniel Vicentini
Abstract
O envelhecimento faz parte do ciclo de vida, mas deve vir acompanhado com saúde e qualidade de vida. A pessoa idosa deve ser independente, autônoma e possuir otimismo pela vida. O objetivo deste artigo é descrever a funcionalidade de um grupo de idosos, conhecer suas atividades básicas diárias e a autopercepção de vida saudável. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. A amostra foi constituída de 53 idosos, com idade igual e superior a 60 anos, que residem em um município do Estado do Pará, na região amazônica. Foi aplicado questionário semiestruturado sociodemográfico e de saúde com 10 questões objetivas, seguidas de três perguntas subjetivas, que foram gravadas e, posteriormente, transcritas. A análise dos dados foi conduzida no software SPSS versão 25.0, as perguntas gravadas foram contextualizadas conforme análise de conteúdo. A determinação de participar diariamente e permanentemente de um projeto de atividade física, durante a vida, mesmo nas fases finais, podem estar nfluenciando diretamente no processo do envelhecimento saudável da pessoa idosa.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. AGOSTINI, C.M. et al. Análise do desempenho motor e do equilíbrio corporal de idosos ativos com hipertensão arterial e diabetes tipo 2. Revista de Atenção à Saúde, v. 16, n. 55, p. 29-35, 2018.
2. ALVES, J.E.D. Envelhecimento populacional no Brasil e no mundo. Revista Longeviver, p. 05-09, 2019.
3. ANDRADE, NC. et al. Qualidade de vida de idosos praticantes de exercício físico em academias ao ar livre em parque a céu aberto. Colloquium Vitae, v.10, n.3, p.54-59, 2019.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017. Ministério da Saúde, 2018.
5. BRASIL. Doenças crônicas e longevidade: desafios para o futuro / organizado por José Carvalho de Noronha, Leonardo Castro, Paulo Gadelha. Rio de Janeiro: Edições Livres; Fundação Oswaldo Cruz, 2023.