Author:
De Oliveira Camila Raquel Santos,Da Silva Fernando Alves,Santos José Carlos Oliveira
Abstract
O ensino de Química como componente curricular da educação básica pode funcionar como mediador na interface saúde e educação, promovendo, por meio de seus conteúdos contextualizados, uma problematização acerca de temas geradores sociais como drogas. Ultimamente, o uso indiscriminado de drogas lícitas e/ou ilícitas vem crescendo significativamente entre a população jovem do nosso país, fazendo-se presente nos mais diversos ambientes sociais e acarretando vários problemas sociais. Na educação, o uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas por adolescentes tem influência direta nas faltas, evasão escolar, baixa aprendizagem, reprovação e repetência. Este artigo busca relatar uma das atribuições do Programa de Educação Tutorial (PET-Química) da Universidade Federal de Campina Grande, que consiste no desenvolvimento de atividades de extensão numa escola pública de ensino médio, utilizando-se de uma ferramenta mediadora entre o conhecimento científico e a vivência dos alunos do ensino médio, através da palestra intitulada Álcool e Drogas Sintéticas: os Riscos de Consumo. Desta forma, além do aspecto de formação cidadã crítica, destacou-se a importância de se trabalhar os conhecimentos químicos informando e conscientizando os estudantes sobre os problemas relacionados com a temática das drogas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. ALMEIDA, E. C. S. et al. Contextualização do Ensino de Química: Motivando Alunos de Ensino Médio. Centro de Ciências Exatas e da Natureza/Departamento de Química/ PROBEX. UFPB-PRAC, X Encontro de Extensão. Disponível em: file:///C:/Users/Positivo/Downloads/Palestras%20G2%20(2).pdf
2. ANDRADE, R. A.; SIMÕES, A. S. M. Drogas: uma proposta de metodologia da problematização no Ensino de Química. Revista Thema, v. 15, n. 1, p. 5-24, 2018.
3. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Emenda Constitucional nº 14/1996.
4. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.
5. BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Presidência da República, 1988.