Author:
E Silva Andressa da Silva,Mendonça Valdenia Cristina Mendes,Bernardes Regina Helena
Abstract
A farinha de mandioca é um alimento muito apreciado pelos nordestinos, com importância social, cultural e econômica. Porém, esse subproduto da mandioca, deve ter seu processo de fabricação sob alguns cuidados, com a finalidade de garantir condições apropriadas de manuseio, produção e proteção dos manipuladores, para fornecer uma farinha de mandioca de qualidade e que não ofereça riscos à saúde do consumidor. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um diagnóstico higiênico-sanitário direcionado às unidades de processamento das casas de farinha na Ilha de São Luís – Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, realizada nas unidades de processamento da farinha de mandioca da zona rural dos municípios pertencentes à Ilha de São Luís – Maranhão: Paço do Lumiar, Raposa, São Luís e São José de Ribamar, através da aplicação da Ficha de Inspeção de Estabelecimentos na Área de Alimentos (FIEAA) nas casas de farinhas dos municípios citados. Os resultados evidenciaram que 100% das casas de farinha encontram-se deficientes nos blocos da situação e condições da edificação, equipamentos e utensílios, pessoal na área de produção/manipulação/venda, matérias-primas/produtos expostos à venda e fluxo de produção/manipulação/venda e controle de qualidade. Concluiu-se que as casas de farinhas dos municípios pesquisados foram classificadas como deficientes, observando-se a necessidade de medidas corretivas a curto e médio prazo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. ALMEIDA, D. M de et al. VIII Encontro de engenharia de produção agroindustrial, 8, 2014, Paraná. Processo produtivo da farinha de mandioca e os principais resíduos gerados na sua produção. Paraná: VIII EEPA, 2014.
2. ÁLVARES, V. S; MIQUELONI, D. P; NEGREIROS, J. R. S. Variabilidade físico- química da farinha de mandioca do Território da Cidadania do Vale do Juruá, Acre. Revista Ceres, Viçosa, v. 63, n.2, p. 113-121, mar./abr. 2016.
3. ARAUJO, J. S. P; LOPES, C. A. Produção de Farinha de Mandioca na Agricultura Familiar. Programa Rio Rural. Niterói, 2009.
4. BEZERRA, V.S. Farinha de Mandioca Seca e Mista. EMBRAPA, Brasília, 2006.
5. BONFIM, D. L; DIAS, V. L. N; KUROZAWA, L. E. Perfil higiênico-sanitário das unidades de processamento da farinha de mandioca em municípios da microrregião de Imperatriz, MA. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v. 15, n. 4, p. 413-423, 2013.