Author:
Rodrigues Maria Ester,Nazar Thaís Cristina Gutstein
Abstract
Novas formas de atuação do psicólogo escolar/educacional têm sido reclamadas desde a década de 1970, quando as formas mais antigas foram criticadas a ponto de os psicólogos se retirarem das escolas, maciçamente. O objetivo do presente trabalho é apresentar reflexões teóricas e exemplos da prática profissional do psicólogo escolar/educacional de orientação analítico-comportamental tanto com a formação de professores como com o ensino fundamental, áreas de interesse mais tradicionais, rompendo com os modelos criticados no passado, marcados pelo subjetivismo, pelo modelo clínico e, mais atualmente, pela medicalização. Conclui-se pela necessidade de se abrir novas possibilidades de trabalho tanto ao psicólogo quanto ao analista do comportamento, prezando por um trabalho social e cientificamente comprometido pela sua eficiência.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference46 articles.
1. ABREU, J. S.; LUNA, S. V.; ABREU, P. Avaliando a pesquisa sobre o ensino de análise funcional para professores no Brasil. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, n. 16, 2014, p. 50-69.
2. ABRAPEE. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Definição de Psicologia Escolar e Educacional. ABRAPEE, 2007. Disponível em: http://www.abrapee.psc.br/opsicologoescolar.htm. Acesso em: 15 jun. 2023.
3. ANTUNES, M. A. M. A Psicologia na Educação: algumas considerações. Cadernos USP, n. 5(1), 1988, p. 97-112.
4. ANTUNES, M. A. M. Psicologia e Educação no Brasil: Um olhar histórico-crítico. In: MEIRA, M. E. M. (org.) Psicologia Escolar: Teorias Críticas São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2003, p. 35-72.
5. ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: História, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.12, n. 2, p. 469-475, 2008.