Author:
Rabello Maria Guadelupe Dourado,Junior Francisco Madeiro Bernardino,Barros Isabela Barbosa do Rêgo,Da Silva Alan Laurentino Dias,Da Silva Junior Leônidas José
Abstract
RESUMO
Neste artigo, é apresentado um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis denominado “FraçãoTeen”. Um aspecto a destacar no aplicativo é a utilização de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino-aprendizado das frações. As estratégias têm como objetivo contribuir para o estabelecimento de interação entre linguagem matemática, língua materna e linguagem semiótica em situações-problema envolvendo as frações. Foi realizada uma coleta de dados com dois grupos: professores de Matemática e professores de Língua Portuguesa, em que cada participante fez uso do aplicativo e, em seguida, avaliou-o em três questionários distintos. Os resultados da avaliação do aplicativo apontaram que, na percepção dos professores, o uso de estratégias metacognitivas pode trazer contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das frações. Apontaram, também, para o fato de que o aplicativo poderá contribuir para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos no âmbito da temática das frações.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. BAIRRAL, M. Encontros com Ubiratan D’Ambrosio: memórias que inspiram políticas de currículo em educação matemática com tecnologias digitais. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 70, p. i-xii, ago. 2021.
2. BITENCOURT, D.; REIS, S. Integração de dispositivos móveis em aulas de língua portuguesa: uma proposta de gestão pedagógica para uso nas escolas. RENOTE, v. 18, n. 1, julho, 2020.
3. BRISTOL, J. Olio #4: Bloom’s taxonomy. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2021.
4. CANI, J. Proficiência digital de professores: competências necessárias para ensinar no século XXI. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 402-428, abr./jun., 2020.
5. DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, 2003.