Author:
Cabral Lisidna Almeida,De Galiza Dayze Djanira Furtado,Sampaio Helena Alves de Carvalho
Abstract
Objetivo: validar o conteúdo de vídeos educativos sobre alimentação saudável para usuários da atenção primária à saúde com excesso de peso, à luz do letramento em saúde. Método: estudo metodológico com desenvolvimento de dez vídeos sobre alimentação saudável para usuários da atenção primária à saúde com excesso de peso, desenvolvidos em quatro etapas: construção dos storyboards, validação por juízes experts, construção dos vídeos e validação pelo público. O processo de validação foi realizado por seis juízes com o Instrumento de Avaliação de Materiais Educativos. Não há um ponto de corte para aprovação, mas quanto maior for o resultado, mais compreensível e aplicável é o material. Foi estabelecido que a concordância entre juízes devia ser superior a 80%. Os usuários da atenção primária à saúde avaliaram os vídeos com uso do Instrumento para Avaliação de Tecnologia Assistiva, considerando o nível de concordância das respostas positivas acima de 70%. Resultados: o resultado da avaliação dos juízes quanto ao potencial de compreensão e aplicação dos storyboards vaiou de 95,8 a 100%. A avaliação pelo público-alvo demonstrou que os vídeos estavam adequados (80-100%). Conclusão: os vídeos construídos mostraram-se adequados aos usuários da atenção primária e poderão ser utilizados em ações de educação em saúde para este público.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference25 articles.
1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA. Diretrizes brasileiras de obesidade. 4. ed. São Paulo: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, 2016.
2. ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência e Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3061–3068, 2011.
3. ARANHA, C. P. et al. O YouTube como Ferramenta Educativa para o ensino de ciências. Olhares & Trilhas, v. 21, n. 1, p. 11–26, 2019.
4. BERKMAN, N. D. et al. Low health literacy and health outcomes: An updated systematic review. Annals of Internal Medicine, v. 155, n. 2, p. 97–107, 2011.
5. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.