Estágios de mudança de comportamento para prática de atividades física e a associação com as variáveis socioeconômicas de hipertensos e diabéticos

Author:

Brock Larissa Tatiana,Martins Érica Fernanda,Miranda Eduardo Oliveira,Almeida Guilherme Borges,Magni Lais de Oliveira,Bitelbron Elaine Ramos,Krug Marilia de Rosso

Abstract

Identificar a intenção do indivíduo em adotar um novo comportamento é uma importante estratégia para melhor compreensão do comportamento relacionado à atividade física. Portanto, este estudo teve como objetivo analisar os estágios de mudança de comportamento para a prática de atividades física – EMCPAF de hipertensos e diabéticos e a relação deste com as variáveis sócioeconômicas. Participaram deste estudo, transversal descritivo, 82 usuários de uma Estratégia de Saúde da Família da cidade de Cruz Alta – RS. Os dados de sexo, faixa etária, escolaridade, renda e os EMCPAF foram retirados do projeto MELHORAR (PIBIC/CNPq). As variáveis foram descritas em termos de média e desvio padrão, frequência simples e absoluta. Para identificação das associações foi utilizado o teste do quiquadrado. os participantes do estudo eram, na maioria, do sexo feminino, idosos (idade de 60 anos e mais), com baixa escolaridade (ensino fundamental incompleto), com renda entre 1,1 à 3 salários mínimos. Quanto aos estágios de motivação para mudança de comportamento encontrou-se um maior percentual no estágio de preparação. Os fatores associados a prática de atividade física foram: sexo, sendo os homens mais ativos em relação as mulheres e escolaridade, sendo os de menor escolaridade mais ativos em relação aos de maior escolaridade. Conclui-se que é necessário informar a população em geral e principalmente, disponibilizar programas de prevenção e incentivo a prática de exercícios físicos e mudanças de hábitos de vida que possam ser acessíveis para cada indivíduo dentro do seu contexto social.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Subject

General Medicine

Reference11 articles.

1. COSTA, R.S. et al. Gênero e prática de atividade física de lazer. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(Sup. 2):S325-S333, 2003. Disponível em:

2. . Acesso em: 09 set. 2022.

3. DURAN, R. A. B. et al. Caracterização das Condições de Vida e Saúde dos Indivíduos Diabéticos Tipo II em uma Unidade de Saúde da Família – Votuporanga, SP. Revista Investigação, v. 10 (suplemento 2), p. 23-30, 2010. Disponível em: . Acesso em: 07 set.

4. GOELLNER, S. V. Imagens da mulher no esporte. In: PRIORE, M. D.; MELO, V. A. (Org.). História do esporte no Brasil: do império aos dias atuais. São Paulo: Ed. da Unesp, 2009. 568 p. Disponível em: Acesso em 09 set. 2022.

5. MADUREIRA, A. S. et al. Associação entre estágios de mudança de comportamento relacionados à atividade física e estado nutricional em universitários. Caderno de Saúde Pública, v. 25, n. 10, p. 2139-2146, 2009.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3