Author:
De Freitas Daniel Castanha,De Lima Anna Victória Masnei
Abstract
Uma das principais premissas do direito fundamental à educação em uma sociedade, conforme disposto no artigo 205 da Constituição da República, é o preparo para o pleno exercício da cidadania. Contudo, a partir dos diversos modos de comunicação advindos da globalização, as “tecnologias da informação e comunicação – TICs” passaram a interferir diretamente no cotidiano da vida social, sobretudo no processo educacional. Nesse contexto, a pesquisa objetivou abordar as TICs como principais instrumentos condutores na promoção da igualdade no cenário educacional básico e obrigatório para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade. Buscou-se, assim, evidenciar como essas ferramentas possibilitam a compreensão e a vivência no mundo pós-moderno, ao tempo em que igualmente simbolizam um obstáculo para aqueles que não possuem qualquer acesso aos meios tecnológicos (internet, computadores ou smartphones). Outro desafio vivenciado no cenário educacional foi a pandemia do COVID19, a qual demonstrou na prática a desigualdade e a falta de distribuição adequada de recursos para crianças e adolescentes, principalmente de instituições públicas, o que impactou diretamente os processos de aprendizagem. A falta de tais instrumentos reflete um – senão o maior – desafio para a implementação das tecnologias da informação e comunicação, o que atenta para com o dever do Estado de criação de políticas públicas eficazes e suficientes à promoção de igualdade dentro da educação básica obrigatória, tudo para que o indivíduo alcance a sua emancipação e liberdade, superando a ideia de se traduzir em, apenas, mais uma engrenagem vista sob o prisma puramente econômico.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a distância, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 257-275, maio 2020.
2. BARROS, Fernanda Costa; VIEIRA, Darlene Ana de Paula. Os desafios da educação no período da pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 826-849, jan. 2021.
3. BOBBIO, Norberto. Era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2004.
4. CANOTILHO, Joaquim José Gomes et al. (Coord.). Comentários à Constituição do Brasil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
5. CLAUDE, Richard Pierre. Direito à educação e educação para os direitos humanos. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 39, set. 2005. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2021.