Author:
Leitão Luciana Pereira Colares,Ferraz Mikaelle Claro Costa Silva,Ranke Barbara Soares,Da Costa Andressa Delmira Jennings,Quevedo Pedro de Souza,De Carvalho Aline Correa,Siani Sergio Ricardo,Jedlicka Letícia Dias Lima
Abstract
Introdução: Educação em saúde é repleta de desafios, especialmente no processo de aprendizagem. O uso das metodologias ativas contribui na formação de profissionais de saúde críticos e reflexivos. Metodologia: Este trabalho descreve a aplicação de metodologias ativas e tradicionais na monitoria, com foco em uma metodologia baseada em projetos com o objetivo de uma cartilha com informações atualizadas sobre diferentes temas em saúde. Utilizou-se a metodologia baseada em projetos, desafiando os estudantes a praticar a criatividade e estimulando a participassem de todo o processo de desenvolvimento da cartilha. O processo envolveu pesquisa, seleção de conteúdo, design e produção colaborativa do material. Resultados: Essa abordagem proporcionou aos estudantes uma experiência prática de educação em saúde, aplicando os conhecimentos teóricos de forma concreta. A metodologia baseada em projetos estimulou a aquisição de competências essenciais, incluindo o trabalho em equipe, a organização e a habilidade de se comunicar. A cartilha resultante foi clara, acessível e atrativa, fornecendo informações úteis à comunidade. A divulgação das informações e a promoção de práticas saudáveis foram alcançadas. Conclusão: A metodologia baseada em projetos, especialmente a criação da cartilha, mostrou-se eficaz para estimular o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Essa abordagem proporcionou uma experiência enriquecedora, permitindo que os estudantes aplicassem seus conhecimentos, habilidades e criatividade na criação de um material educativo de qualidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference6 articles.
1. ARAUJO, José Carlos Souza. Fundamentos da metodologia de ensino ativa (1890-1931). Anais da 37ª Reunião Científica da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis, 2015.
2. FONSECA, Luciana Mara Monti et al. Tecnologia educacional em saúde: contribuições para a enfermagem pediátrica e neonatal. Esc Anna Nery, v. 15, n. 1, p. 190-196, jan-mar. 2011.
3. OLIVEIRA, Sebastião Luís de; SIQUEIRA, Adriano Francisco; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema, v. 34, n. 67, p. 764-785, ago. 2020.
4. SALCI, Maria Aparecida et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm, v. 22, n. 1, p. 224-230, jan. [Incluir o ano da publicação].
5. NASCIMENTO, Eduarda Rodrigues do; MARTINS, Milta Mariane da Mata. A importância da vivência na monitoria para a formação de profissionais docentes. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022.