Author:
Da Silva Juliana Coelho,Pinto Maria Geizi Silva,Costa Annara Maria de Melo,Dantas Débora Dayane Pereira da Fonseca,Ferreira Bruna Danyellem de Macedo,Da Silva Kelly Cristina,De Medeiros Emanuele Rayane,Costa Glenia Ellen Soares
Abstract
Este estudo investigou as bases conceituais de duas abordagens disciplinares, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. A literatura ao longo dos anos tem evidenciado a importância dessas duas perspectivas no meio pedagógico-educacional, apontando-as como possibilidade para o defrontamento da descontextualização dos conhecimentos estudados e trabalhados nos espaços escolares. Diante disso, tendo observado a fragmentação do ensino de língua materna, o estudo objetivou compreender a partir da literatura as bases conceituais da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade e sua importância para o ensino de Língua Portuguesa. O procedimento adotado foi a pesquisa bibliográfica, na qual seguimos uma abordagem metodológica qualitativa. Constatamos que o ensino de Língua Portuguesa historicamente foi fragmentado a partir da divisão em literatura, gramática e produção textual. Entretanto, há uma interligação entre esses saberes e um atravessando natural que necessita ser melhor explorado nos estudos de linguagens. Destarte, todavia, concluímos que a transversalidade das práticas de língua e linguagens, assim como a produção de discursos e textos devem estar imbricadas. Apesar das dificuldades e limitações para isso, tais como as ligadas à formação inicial e continuada, à infraestrutura, aos próprios currículos, à postura dos educadores, e tantas outras, essas abordagens apresentam-se como sendo as mais produtivas e adequadas quando se busca a construção de um conhecimento real, aplicável e contextual; se aspira edificar a tríade entre o aluno, a língua e o ensino; e, se ambiciona a leitura e o letramento crítico para as práticas discursivas de língua.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference40 articles.
1. AZEVEDO, M. A. R.; ANDRADE, M. de F. R. O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Educar, Curitiba, n. 30, p. 235-250, 2007.
2. BAGNO, M. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2010.
3. BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2007.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: Ministério da Educação, 2019.
5. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.