Author:
Almeida Wolney Gomes,Maciel Alexandre Prata da Paschoa,Dos Reis Alisson Lucas Gomes,Dos Santos Lucas Felix
Abstract
A educação em saúde, baseada em uma boa comunicação entre profissional e paciente, é uma ação popular relevante na concretização dos direitos básicos da população surda. Objetivamos aqui identificar a produção científica sobre a influência dos problemas de comunicação entre profissional e paciente surdo, bem como apontar as dificuldades existentes no sistema de atendimento aos surdos, e discutir sobre a necessidade de formação profissional contextualizada que resulte em eficazes práticas educativas em saúde para essa minoria. Sob uma perspectiva teórica que intersecciona os olhares do materialismo histórico-dialético e o olhar sociointeracionista entre educação e saúde, tomamos como método a Revisão Sistemática da Literatura, buscando nas bases de dados Pubmed, Scielo e BVS por artigos publicados de entre 2002 a 2022, os quais foram analisados a partir de 4 categorias: desafios no atendimento; concepções de saúde; processo saúde-doença; e educação em saúde. A revisão indica avanço na discussão do tema nos últimos anos, apesar de insuficiente, dada a pequena quantidade dos resultados encontrados. Destaca-se a Educação em Saúde como estratégia capaz de repensar o sistema de saúde e as bases sociais que o determinam, superando as barreiras comunicativas e organizacionais presentes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference31 articles.
1. ALBUQUERQUE, G.S.C, SILVA, M.J.S. Sobre a saúde, os determinantes da saúde e a determinação social da saúde. Saúde Debate 2014; 38(103):953-965.
2. ALVES, V. S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface 2005; 9(16):39-52.
3. BENTES, I.M.S.; VIDAL, E.C.F.; MAIA, E.R. Percepção da pessoa surda acerca da assistência à saúde em um município de médio porte: estudo descritivo-exploratório. Online braz j nurs 2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Disponível em:
4. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html
5. BERNARDO ,L.A. Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda. Esc Anna Nery 2021; 25(3).