Abstract
Este texto objetiva inventariar as tendências, as aproximações e o entrelaçamento dos estudos sobre desenvolvimento profissional docente e as abordagens biográficas em educação, especificamente no Ensino Superior. Para tanto, o percurso metodológico da pesquisa, de natureza bibliográfica, contemplou procedimentos e movimentos de revisão sistemática e análise da produção. O artigo faz uma incursão sobre a produção acadêmica concernente, visibilizando um mapa que contempla pesquisadores/as e suas redes e universidades. Após a análise sistemática dos estudos, foram encontradas e entrelaçadas oito publicações significativas que abrangem as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Foram priorizadas publicações caracterizadas como estado da arte, revisões sistemáticas e obras fundantes, que apontam as tendências da produção acadêmica. Tendo como referência o paradigma indiciário, foi possível recolher pistas e sinais que as produções em questão facultaram.
Publisher
Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formacao de Professores
Reference36 articles.
1. ALHEIT, P.; DAUSIEN, B. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 177-197, jan./abr. 2006.
2. ALVES-MAZZOTTI, A. J. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Org.). A Bússola do escrever: desafios estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002.
3. BRAGANÇA, I. F. S. Histórias de Vida e Formação de Professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ/FAPERJ, 2012. 314 p.
4. BRANCHER, V. R.; OLIVEIRA, V. F. de. (Re)Simbolização da Docência: entre imaginários e saberes na defesa do protagonismo dos professores. In: BRANCHER, V. R.; OLIVEIRA, V. F. de. (Org.) Formação de Professores em Tempos de Incertezas: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
5. BUENO, B. O. et al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 385-410, maio/ago. 2006.