Abstract
Objetivo: Analisar a percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras em relação ao uso de plataformas, mídias e redes sociais como ferramentas de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia: A pesquisa utilizou-se de levantamento para coleta de dados. Um questionário online foi aplicado, por meio do Google Forms, para docentes de cursos de graduação em Ciências Contábeis vinculados a instituições de ensino federais de todas as regiões brasileiras. Foram obtidas 154 respostas válidas de docentes de 31 instituições diferentes. Para análise, adotou-se da técnica de estatística descritiva.
Resultados: Os resultados mostram que a maioria dos docentes utilizam o Whatsapp e Youtube como mídias e redes sociais no processo de ensino-aprendizagem. Quanto as plataformas, a maioria dos respondentes começaram a utilizar em decorrência da pandemia de COVID-19, com destaque para a adoção do Google Meet e Moodle. O uso de plataformas, mídias e redes sociais auxiliam no compartilhamento de materiais de aula, interatividade e rapidez no contato com os discentes. Todavia, há necessidade de capacitação dos docentes para a utilização de tais tecnologias, uma vez que alguns docentes relataram terem dificuldades e pontuam aspectos negativos, tais como problemas de acessibilidade por parte dos discentes.
Contribuições do Estudo: A pesquisa contribui ao confirmar resultados já observados por outras pesquisas realizadas, bem como por oferecer insights em relação ao uso de plataformas, mídias e redes sociais no processo de ensino-aprendizagem. Ademais, a pesquisa propicia o conhecimento acerca da percepção dos docentes quanto ao uso de tais ferramentas, considerando aspectos que englobam dificuldades, facilidades e benefícios da implementação, o que possibilita a avaliação para melhor aplicação e obtenção de resultados favoráveis para as instituições de ensino, docentes e discentes.
Publisher
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN