Abstract
Objetivo: Analisar o efeito da diversificação das receitas sobre o desempenho financeiro das cooperativas de crédito de livre admissão brasileiras, no período de 2014 a 2018.
Metodologia: Foi utilizado o modelo de regressão de dados em painel e avaliadas 263 cooperativas de livre admissão brasileiras, perfazendo um total de 2.630 observações. Os dados foram obtidos juntos ao Bacen. As variáveis foram definidas conforme o estudo de Mathuva (2016), em que as variáveis dependentes foram ROA, ROE e suas medidas de volatilidade
Resultados: Os resultados indicaram que a diversificação de atividades nas cooperativas influenciou positivamente o desempenho financeiro. Os sinais encontrados demonstraram que quanto mais equilibrado esse processo melhor é o resultado e menor é o risco, dado pela volatilidade dos retornos. Ao se avaliar especificamente as receitas de serviços, ou seja, o efeito direto dessa fonte de receitas, foi constatada relação inversa com o desempenho e que os retornos se tornam mais voláteis à medida que as cooperativas aumentam as receitas com serviços. Esses resultados podem ser decorrentes tanto do estágio de maturidade das cooperativas nessas linhas de negócios cuja participação na formação das receitas ainda é baixa, quanto sugerem que o desempenho das cooperativas é ampliado à medida em que se fortalece as linhas de negócios já existentes, nas quais a instituição possui vantagens comparativas. O efeito combinado da expansão da prestação de serviços com a expertise nos processos de intermediação financeira é que, no período analisado, exerceu influência sobre o desempenho das cooperativas de livre admissão brasileiras.
Contribuições do Estudo: Avaliar os fatores que exercem influência sobre o desempenho das cooperativas de crédito contribui para a definição de estratégias de promoção de crescimento dessas instituições que exercem importante papel econômico e social na prestação de serviços financeiros. Para literatura, esse estudo contribui para compreensão do comportamento do desempenho das cooperativas de crédito em um contexto de expansão das receitas de serviços pelas instituições financeiras, cujas pesquisas ainda são incipientes e não conclusivas.
Publisher
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN