Abstract
Objetivo: Compreender a percepção dos discentes sobre a relação entre competências docentes e aprendizado de controladoria em programas de mestrado em contabilidade no sul e sudeste do Brasil.
Metodologia: Estudo qualitativo com caráter descritivo-exploratório realizado por meio de entrevistas em profundidade. Foram entrevistados 19 alunos que concluíram a disciplina de controladoria em 9 programas de mestrado em contabilidade no sul e sudeste do Brasil. Empregou-se análise de conteúdo.
Resultados: Os alunos indicaram que a percepção sobre conhecimentos (domínio de conteúdo, experiência prática sobre organizações e experiência acadêmica), habilidades (prática pedagógica, incluindo comunicação, estratégias de ensino e método de avaliação) e atitudes (preparação das aulas; escolha dos materiais da disciplina; e relacionamento interpessoal) dos professores se relacionam com seu processo de aprendizagem. Esta diferenciação é apenas didática, pois tanto a teoria sobre competências quanto os resultados obtidos a partir das entrevistas demonstram que esses aspectos se inter-relacionam no processo de aprendizagem.
Contribuições do Estudo: Essa pesquisa pode trazer contribuições relevantes para professores e instituições avaliarem e promoverem mudanças no processo de ensino em controladoria nos programas de mestrado.
Publisher
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN