Abstract
Objetivo: Este estudo visa promover uma avaliação comparativa por país da situação econômico-financeira de bancos islâmicos.
Metodologia: Foi utilizada uma abordagem analítica descritiva e documental. Realizou-se uma coleta de dados sobre indicadores financeiros de bancos islâmicos em 21 países e procedeu-se a análise desses dados à luz das normas recomendadas pelo Conselho de Serviços Financeiros Islâmicos (IFSB) e pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia (BCBS). A amostra foi composta pelos países com dados disponíveis na base de dados do IFSB (PSIFIs). Os dados referem-se ao segundo trimestre de 2018 agrupados por países. Uma estatística descritiva simples, na forma de figuras, foi utilizada para analisar os dados coletados.
Resultados: Este documento ressalta que 90% das instituições financeiras islâmicas (IFIs) nos países da amostra calculam o índice de adequação de capital (CAR) de acordo com as recomendações do BCBS. Além disso, 95% apresentam CAR superior a 8% (o mínimo estabelecido pelo BCBS e IFSB). Portanto, 95% dos países possuem sistemas financeiros seguros em termos da solvência bancária. Em termos de qualidade de ativos, o sistema financeiro islâmico em Omã apresentou a melhor qualidade no gerenciamento dos seus recursos. O Sudão demonstrou os maiores índices de rentabilidade em seus bancos islâmicos. Na análise de liquidez, não foi possível identificar com precisão qual é o país de melhor índice de liquidez no curto e longo prazo uma vez que mais de 60% dos países não apresentaram dados suficientes. Em termos de ativos líquidos sobre o total de ativos, e o cumprimento de obrigações a curto prazo, os sistemas financeiros islâmicos do Egito e do Afeganistão, respectivamente, lideraram com melhores índices de liquidez da amostra, mostrando capacidade e segurança para cumprir suas obrigações.
Contribuições do Estudo: Identificar os países com maior/menor risco considerando os requerimentos e recomendações do IFSB e do BCBS.
Publisher
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN