Abstract
Objetivo: O objetivo do artigo é identificar fatores financeiros e de governança que podem influenciar o nível de divulgação dos ativos intangíveis das empresas listadas no IBrX-50.
Metodologia: O estudo é descritivo, documental e quantitativo, com amostra composta por 40 empresas listadas no mercado de capitais brasileiro, totalizando 200 observações. A análise pautou-se nas demonstrações financeiras e notas explicativas divulgadas pelas empresas. Para analisar os dados utilizou-se a regressão linear múltipla, com o software SPSS versão 25, relacionando os fatores tamanho, auditoria big four, rentabilidade, endividamento, nível de governança corporativa e internacionalidade com o índice de divulgação dos ativos intangíveis.
Resultados: Os resultados apontam que dos fatores analisados apenas as variáveis referentes ao tamanho e auditoria big four possuem uma relação significativa com o índice de divulgação dos ativos intangíveis.
Contribuições do Estudo: O estudo contribui por apresentar resultados marginais sobre evidências do disclosure contábil no mercado de capitais brasileiro, e assim colaborar com a literatura da evidenciação, dando clareza e respaldo a utilidade da informação contábil. No campo prático, contribui para melhor percepção dos usuários acerca das informações contidas nas demonstrações contábeis.
Publisher
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献
1. Intangibilidade e risco sistemático nas empresas mais inovadoras do Brasil;REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036;2024-01-02