Abstract
Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar os efeitos do comportamento ético no ambiente de trabalho sobre as atitudes de trapaças no meio acadêmico nos estudantes de ciências contábeis.
Metodologia: Realizou-se uma survey com alunos de uma IES pública, totalizando 140 alunos. Para a análise dos dados utilizou-se da técnica de equações estruturais e análise fatorial.
Resultados: Os resultados mostram que, além do comportamento ético no local de trabalho, há outras variáveis que influenciam os acadêmicos a ter atitudes desonestas academicamente. Dessa forma, o comportamento ético influência no comportamento antiético dos acadêmicos de ciências contábeis na IES estudada, e que, embora com efeitos ainda pequenos, as experiências vivenciadas e tidas como éticas no ambiente profissional tendem a relacionar-se com evasão de atitudes desonestas no âmbito acadêmico, ou seja, um melhor ranking ético empresarial proporciona menor comportamento de trapaça na academia.
Contribuições do Estudo: O estudo contribui para a reflexão sobre o aprimoramento do comportamento dos acadêmicos no ambiente de trabalho e seu reflexo na academia, refletindo a importância da discussão da ética nos ambientes profissionais e de ensino. Propaga a importância da ética não só no ambiente acadêmico, como também no ambiente empresarial, de modo que exista uma convergência entre esses ambientes.
Publisher
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN