Author:
Carrer Ruman de Bortoli Karen,Barbosa Villa Simone
Abstract
Habitações de interesse social (HIS) produzidas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) no Brasil têm apresentado reduzida resiliência. No escopo deste trabalho, a resiliência no ambiente construído é interpretada como a capacidade deste em resistir, adaptar-se e transformar-se para lidar com impactos e/ou mudanças impostos ao longo do tempo. Este trabalho deriva de pesquisa de mestrado que analisou a resiliência no ambiente construído de HIS, dando enfoque em dois de seus atributos propostos: conforto ambiental e adequação ambiental. Para isso, foram desenvolvidos procedimentos metodológicos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) para observação desses atributos no estudo de caso nomeado Residencial Sucesso Brasil (Uberlândia, MG, Brasil).
O artigo apresenta os resultados obtidos que caracterizaram baixo conforto ambiental no estudo de caso elencado. Considera-se que o conforto ambiental é uma qualidade que HIS devem perseguir visando a redução dos impactos derivados de sua operação, incidentes sobre a saúde dos moradores e relacionados ao consumo energético das envoltórias, visando, afinal, à promoção da saúde dos moradores e à otimização dos recursos nelas investidos.
Como principal contribuição do trabalho, destaca-se a identificação de soluções projetuais que devem ser encorajadas nesses projetos de HIS a fim de amplificar seu conforto ambiental e, por conseguinte, sua resiliência. Com isso, a pesquisa desenvolvida alinha-se aos objetivos de agendas urbanas de relevância internacional, que colocam a resiliência como motor no combate à vulnerabilidade das grandes cidades.
Publisher
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献