Author:
Carizzio Monteiro Anna Marinella,Souza Silva João Paulo,Ribeiro de Rezende Lilian
Abstract
O Reclaimed asphalt pavement (RAP) tem se revelado de uso potencial na composição de novas camadas granulares e até mesmo de revestimento de pavimentos. Em países como os europeus, EUA, Japão, as misturas asfálticas utilizam porcentagens da ordem de 10 a 30%, incentivando a instauração de tal metodologia também no Brasil. Nacionalmente, existem obras com tal implementação, mas no estado Goiás não há incentivos para o uso do RAP. Portanto, o objetivo deste artigo é estudar o comportamento mecânico de misturas asfálticas com elevada incorporação de RAP e compara-las a misturas recicladas e convencionais. Para tanto, misturas compostas por 33%, 45% e 100% de RAP, agregados e ligantes novos e, ainda, agente rejuvenescedor foram produzidas em laboratório. As misturas foram projetadas por meio de seleção granulométrica Bailey e dosagem SuperPave, e submetidas a ensaios mecânicos para verificação de desempenho. Quando as misturas compostas por RAP foram comparadas às misturas convencionais, verificou-se comportamento mecânico similar ou superior. Ao propor o uso do método Bailey, pôde-se verificar a influência frente à rigidez, por meio da relação entre o agregado graúdo e os valores de módulo de resiliência. Já os valores de flow number diminuíram com o aumento do teor de ligante. Em geral, os resultados obtidos embasam a viabilidade técnica do uso de RAP, bem como a maior eficiência dos métodos de seleção e avaliação granulométrica. A importância da continuidade desses estudos também é enfatizada, objetivando a padronização, para a obtenção de estruturas asfálticas mais sustentáveis e duráveis.
Publisher
Associacao Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes
Reference40 articles.
1. ANP (2022). Resolução ANP nº 897. Agência Nacional do Petróleo. Disponível em:
2. ANTT (2014) Avaliação de métodos de dosagem de misturas asfálticas e sua relação com as propriedades mecânicas. Agência Nacional de Transportes Terrestres.
3. ASTM (2019) D2872. Standard Test Method for Effect of Heat and Air on a Moving Film of Asphalt (Rolling Thin-Film Oven Test). American Society for Testing and Materials.
4. Bahia, H.; Faheem, A. F., (2007) Using the Superpave gyratory compactor to estimate rutting resistance of hot-mix asphalt. Transportation Research Circular EC124 – Practical approaches to hot-mix asphalt mix design and production quality control testing, pp. 45-61.
5. Balbo, J. T. (2007). Pavimentação asfáltica: Materiais, projetos e restauração. 1 ed. São Paulo: Oficina de Textos.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献