Impacto de lombadas e travessias elevadas na velocidade de veículos de passeio baseado em dados naturalísticos

Author:

Amancio Eduardo CesarORCID,Tres Gabriele,Branco Ehlke Silva Manoela,Roberto Guimarães Junior Paulo,Tiago Bastos JorgeORCID

Abstract

A implementação de lombadas e faixas de pedestres elevadas tem sido uma estratégia popular de gerenciamento de velocidade amplamente utilizada no Brasil. Apesar da redução de velocidade imposta por tais medidas, pouco se sabe sobre a magnitude dessa redução ou mesmo sobre as velocidades praticadas nos trechos antes, durante e após a passagem pelo dispositivo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto de lombadas e faixas de pedestre elevadas na velocidade praticada de veículos de passeio. A metodologia incluiu (i) o mapeamento de lombadas e faixas de pedestre elevadas em vias estruturais, prioritárias e setoriais 1 e 2 do sistema viário de Curitiba (PR); (ii) coleta e processamento de dados naturalísticos de velocidade instantânea de uma amostra de condutores; (iii) elaboração de perfis de velocidade nos segmentos antes, durante e após a passagem pelos dispositivos; (iv) aplicação de critérios de exclusão de viagens da amostra por fatores de interferência; e (v) análise estatística. Os segmentos antes, durante e depois foram definidos como três faixas de análise de velocidade (FAV): 1, 2 e 3, respectivamente. A velocidade média na FAV 2 foi da mesma magnitude que para lombadas e faixas de pedestre elevadas (26 km/h), assim como para a variação de velocidade entre a FAV 1 e 2 – uma redução de cerca de 43%. A velocidade na FAV 1 foi maior nas vias estruturais. Maiores reduções de velocidade entre FAV 1 e 2 foram encontradas para vias com maior hierarquia. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os dois dispositivos para distâncias de conformidade de velocidade menores ou iguais a 30 km/h ou 40 km/h, embora a distância média tenha sido 15,41% maior para 30 km/h e 5,57% maior para 40 km/h h no caso de faixas de pedestre elevadas. Em termos de planejamento urbano, tais informações podem subsidiar melhor as decisões sobre a implantação e posicionamento do dispositivo de gerenciamento de velocidade.  

Publisher

Associacao Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes

Reference44 articles.

1. ANDS (2017) ANDS Progress Report for May 2017. Available at: (accessed 09/13/2022).

2. Badiger, A., Kuldeep, M. R. A. and Anjaneyappa, V. (2022) Effectiveness of speed calming measures along arterial roads. Recent Advances in Transportation Systems Engineering and Managament (Lecture Notes in Civil Engineering, No. 261). Switzerland: Springer Nature.

3. Barbosa, H. M. (2006) Almofadas: uma alternativa ao amplo uso de ondulações transversais. Revista dos Transportes Públicos, v. 28, p. 49-64.

4. Barbosa, H. M. and M. V. Moura (2008a) O potencial de plataformas para o controle de velocidade nas suas imediações em vias urbanas. Revista dos Transportes Públicos, v. 30, p. 90-115.

5. Barbosa, H. M. and M. V. Moura (2008b) Ondulações transversais para controle de velocidade veicular. In Anais da ANPET. Belo Horizonte: Núcleo de Transportes, Escola de Engenharia Universidade Federal de Minas Gerais.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3