Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas

Author:

Tavares Medeiros BrunoORCID,Affonso de Albuquerque Nóbrega RodrigoORCID,Leles de Souza Costa WilliamORCID,Eufrásio Gomes Welisson WendelORCID

Abstract

O custo de frete da soja, commodity que responde por 14% da exportação nacional, corresponde a 80% do custo total de seu transporte. Redução dos custos logísticos são previstas no Plano Nacional de Logística 2025 através de investimentos nas infraestruturas de transporte, contudo, os métodos utilizados para dar suporte e justificar os investimentos não são claros. Este trabalho investiga as rotas de exportação de soja entre os municípios produtores e os principais portos de destino utilizando geotecnologias e simulação para cenários preditivos. A pesquisa abrangeu todo o território nacional e foi alimentada por dados públicos oficiais considerando a infraestrutura de 2020 e 2025 na criação de um modelo multimodal, multiorigem e multidestino desenvolvido em plataforma livre. Os resultados qualificam e quantificam a redução do custo do transporte da soja. O estudo beneficia a sociedade, não apenas pela transparência dos dados, mas também por antecipar cenários que podem subsidiar políticas públicas.

Publisher

Associacao Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes

Reference23 articles.

1. ANTT (2022) Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete. Available at: (accessed 01/23/2023).

2. Araujo, F.; J.W.L. Almeida; I. Sena et al. (2015) Modelagem de corredores ótimos para instalação de empreendimentos ferroviários com o software livre Dinâmica EGO a partir de produtos gratuitos de sensoriamento remoto. In XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, p. 3549-56.

3. Borba, L.M. and J.L.G. Silva (2010) O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil. Latin American Journal of Business Management, v. 1, n. 2, p. 84-111.

4. Câmara, G. and C. Davis (2001) Introdução: Por Que Geoprocessamento?. São José dos Campos: INPE. Available at: (accessed 01/23/2023).

5. Castro, G.S.A.; J. Daltio; C.A. Carvalho et al. (2019) Produção, armazenamento e logística de escoamento do milho safrinha. In Seminário Nacional de Milho Safrinha. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, p. 9-35.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3