Abstract
Objetivo. A produção científica sobre apropriação social do conhecimento apresenta conceitos e compreensões diversificadas e não há consenso na literatura científica existente sobre a temática. Objetiva-se compreender as variações conceituais sobre ‘apropriação do conhecimento científico’ no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, a partir de uma revisão bibliográfica em bases de dados nacionais e internacionais.
Design/Metodologia/Abordagem. A pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo bibliográfica e, para tanto, utilizou-se de uma revisão sistemática de literatura, abrangendo o período entre 2002 e 2022.
Resultados/Discussão. A apropriação social do conhecimento em termos conceituais apresenta uma variação relacionada ao contexto geográfico, epistêmico e político. Estão associados ao conceito de apropriação social do conhecimento, termos como: cultura científica, produção social do conhecimento, difusão social do conhecimento, percepção pública da Ciência, entre outros. A variação conceitual sobre apropriação social do conhecimento necessita ser compreendida tendo em vista a produção, disseminação e usos do conhecimento por distintos usuários da informação e do conhecimento.
Conclusões. A produção de conhecimento ocorre nas universidades, nos centros de pesquisa e em organizações públicas e privadas comprometidas com a disseminação e apropriação do conhecimento científico. Vale destacar que o processo cíclico pelo qual ocorre a apropriação social do conhecimento depende da política científica e tecnológica dos países.
Palavras-chave: apropriação social do conhecimento; variação conceitual; unidades de produção e apropriação do conhecimento; divulgação científica; Ciências Sociais e Humanas.
Reference26 articles.
1. Bachelard, G. (2006). A epistemologia. Lisboa: Edições 70.
2. Bourdieu, P. (2008). Os três estados do capital cultural. In: Nogueira, Maria Alice; Catani, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. 10.ed. Rio de Janeiro: Vozes. p. 71-79.
3. Bourdieu, P. & Passeron, J.-C. (2012). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes.
4. Díaz Lopez, L., Tarango, J. & Contreras, C. P. (2019). Strategies for inclusive and safe education using virtual reality: From the digital library perspective. Digital Library Perspectives, 35(3/4), 216-226. https://doi.org/10.1108/DLP-08-2019-0034.
5. Durkheim, E. (1974). As regras do método sociológico. 6.ed. São Paulo: Nacional.
Cited by
6 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献