Author:
Santana de Oliveira Heythor,Lopes da Rocha Anne Kathleen
Abstract
A busca pelo primeiro emprego e a dificuldade de inserção de pessoas sem experiência no mercado de trabalho são dois dos desafios da juventude brasileira. O presente trabalho teve como objetivo identificar as principais exigências de ingresso de jovens em vulnerabilidade no mercado profissional e elaborar um plano de programa visando facilitar essa inserção. Partindo da perspectiva de quem está inserido no mercado, buscou-se definir aspectos essenciais a serem desenvolvidos pelos jovens a fim de facilitar sua inclusão em vagas que não exigiam experiência prévia. Para identificação do problema e elaboração do projeto, foram utilizadas ferramentas do "design thinking" (DT), como definição de espaço-problema e espaço-solução, sintetizando a necessidade de se construir, como produto resultante, um plano de programa que contemplasse princípios de empatia (consideração de contextos), colaboração (escuta e participação) e experimentação (ideação do projeto de programa). Foram identificadas três áreas fundamentais para o programa, baseadas na escolarização formal, desenvolvimento de habilidades interpessoais e construção de práticas trabalhistas. As três áreas formam o escopo do programa de desenvolvimento e inclusão, sintetizados em uma estrutura analítica de projetos, desenvolvida enquanto protótipo deste trabalho.
Reference15 articles.
1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2021. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2023.
2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2020. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Disponívelem: . Acesso em: 29 out. 2023.
3. Abramo, H.W. 2005. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. p. 37-72. In: Abramo, H.W.; Branco, P.P.M. (orgs.). Retratos da juventude brasileira. Instituto Cidadania/Fundação Perseu Abramo, São Paulo, SP, Brasil.
4. Abramo, L. 2006. Desigualdade de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro. Ciência e Cultura 58(4): 40-41.
5. Sposito, M.P.; Carrano, P.C.R. 2003. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação (24): 16-39. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300003.