Author:
Scharnik Siqueira Christiane,Kimura Kodama Tatiana
Abstract
A inovação é um tema intensamente abordado na atual conjuntura, pois proporciona vantagem competitiva às organizações. Este artigo teve como objetivo identificar os facilitadores e barreiras encontrados pelas empresas no processo de inovação. Como contribuição, tem-se o aperfeiçoamento da gestão da inovação e identificação de possíveis fatores a serem enfatizados ou reparados. Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, desenvolvido por meio de questionário, aplicado a 96 indivíduos de empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Por meio dos resultados obtidos, identificou-se metodologias e elementos-chave no processo, e alguns procedimentos a serem melhorados, como a implementação do planejamento estratégico em 77,08% das empresas analisadas, ao passo que 78,38% dos respondentes o compreendem. Os facilitadores e barreiras encontrados podem ser analisados separadamente, entretanto apresentam uma relação de interdependência e de causa e efeito. A gestão da inovação torna-se oscilante e não efetiva quando há falta de aplicação de metodologias na gestão do conhecimento ou falta de ênfase na gestão de pessoas.
Reference33 articles.
1. Drucker P.F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. 2ed. 1987. Editora Pioneira. São Paulo, SP, Brasil.
2. Proença A.; Lacerda D.P.; Antunes Júnior J.A.V.; Távora Junior J.L.; Salerno M.S. Gestão da inovação e competividade no Brasil. 2015. Editora Bookman. Porto alegre, RS, Brasil.
3. Bessant J.R.; Tidd J. Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change. 6ed. 2018. Editora Wiley. Hoboken, NJ, USA.
4. Carvalho H.G; Cavalcante M.B.; Dálcio R.R. Gestão da inovação. 2011. Editora Aymará Educação. Curitiba, PR, Brasil.
5. Zen, A.C.; Machado B.D.; López A.I.J.; Borges M.C.; Menezes D.C. Rota da Inovação: Uma Proposta de Metodologia de Gestão da Inovação. RAC, Rev. Adm. Contemp. 2017; 21(6): 875-892. doi: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017170151