Affiliation:
1. UNESP - Universidade Estadual de São Paulo, FCE, Departamento de Engenharia de Biossistemas, Tupã, SP, Brasil
2. UNESP - Universidade Estadual de São Paulo, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu, SP, Brasil
3. UFPA - Universidade do Pará, Campus Universitário de Altamira, PA, Brasil
Abstract
Uma das principais plantas cultivadas em ambiente protegido é a cultura do tomate, o qual apresenta expressivo crescimento em sua demanda, por ser um fruto saboroso, rico em nutrientes, e de alto valor agregado, contudo, o mau manejo dos fertilizantes provoca o processo de salinização do solo, provocando diversas consequências, desde redução da produtividade até mesmo a infertilidade do solo. Tais fatos são oriundos do aumento da concentração de sais, o que dificulta o processo de absorção da água pela planta, acarretando no desbalanceamento bioquímico e nutricional na planta. Pesquisas recentes apontam que, quando a água é induzida ao campo eletromagnético, ocorre um processo físico que auxilia na polarização da água, reduzindo o número de clusters e auxiliando na dissolução de sais. Deste modo, o presente trabalho visou investigar os efeitos da água tratada eletromagneticamente e sem tratamento em solos salinizados nos parâmetros físico, físico-químicos e bioquímicos em frutos de tomate. O experimento foi conduzido na Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus de Tupã (FCE/UNESP). Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, com dois tipos de água tratada, cinco diferentes níveis de salinidade inicial (0; 1,5; 2,5; 4; 5,5; 7 dS m-1), por meio de fertirrigação. Apesar de evidentes os efeitos da salinidade nos parâmetros de qualidade dos frutos, não foram evidenciados efeitos benéficos no aumento ou manutenção da qualidade pós-colheita dos frutos cujas plantas foram tratadas com água eletromagnetizada.
Funder
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Publisher
Universidade Estadual Paulista - Campus de Tupa
Reference26 articles.
1. ALVES, FAL; SILVA, SLF; DA SILVEIRA, JAG; PEREIRA, VLA 2011. Efeito do Ca2+ externo no conteúdo de Na+ e K+ em cajueiros expostos a salinidade. Revista Brasileira de Ciências Agrárias 6(4):602-608.
2. ANTHON, GE; SEKINE, Y; WATANABE, N 2002.Thermal inactivation of pectin methylesterase, polylagacturonase, and perosidase in tomate juice. Journal of Agricultural and Food Chemistry 50:6153-6159
3. BANZATO DA, KRONKA SN. 2006. Experimentação Agrícola. Jaboticabal: FUNEP. 247p.
4. BICALHO, UO; CHITARRA, AB; CHITARRA, MIF 2000. Modificações texturais em mamões subtidos à aplicação pós-colheita de cálcio e embalagens PVC. Ciência e Agrotecnologia 24(1):136-146.
5. CABENERO FJ, MARTINEZ V, CARVAJAL M. 2004. Does calcium determine uptake saline conditions in pepper plants, or is it water flux, which determines calcium uptake. Plant Science 166:443-450. https://doi.org/10.1016/j.plantsci.2003.10.010