Affiliation:
1. Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia, Programa de Pós- graduação em Agronomia, Maringá, PR
2. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Solos e Engenharia Rural, Areia, PB
Abstract
O clima é um fator limitante para a agropecuária e o conhecimento da sua variabilidade pode contribuir para minimizar as quebras de safra. Objetivou-se com este trabalho avaliar o balanço hídrico climatológico e estimar o índice de aridez de cidades da microrregião de Guarabira, Paraíba, com série de dados de 2000-2019. Determinou-se o balanço hídrico climatológico pelo método de Thornthwaite & Mather (1955) de 14 cidades da microrregião de Guarabira, no Agreste da Paraíba: Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz e Sertãozinho. Adotou-se a capacidade de água disponível de 100 mm na determinação do armazenamento de água no solo. Calculou-se os índices de aridez (Ia) e de umidade do solo (Iu) através da relação entre a precipitação e a evapotranspiração potencial (P/ETP). O período de maior precipitação concentrou-se nos meses de junho e julho, enquanto o déficit hídrico foi pronunciado entre novembro e dezembro. Conclui-se que 42,85% das cidades apresentaram índice de aridez moderado e que sete cidades apresentaram a máxima capacidade de água disponível no solo abaixo de 80 mm ano-1.
Publisher
Universidade Estadual Paulista - Campus de Tupa
Reference33 articles.
1. AESA. Meteorologia do estado da Paraíba: chuvas. 2020. Disponível em: http://www.aesa.pb.gov.br/aesawebsite/meteorologia-chuvas/. Acesso em: 13 abr. 2020.
2. ALVALÁ, R. C. S.; CUNHA, A. P. M. A.; BRITO, S. S. B.; SELUCHI, M. E.; MARENGO, J. A.; MORAES, O. L. L.; CARVALHO, M. A. Drought monitoring in the brazilian semi-arid region. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 91(1): 1-15, 2019.
3. ALVES, J. J. A.; SOUZA, E. N.; NASCIMENTO, S. S. Núcleos de desertificação no estado da Paraíba. Revista R’A EGA, 17(1): 139-152, 2009.
4. AQUINO, C. M. S.; OLIVEIRA, J. G. B. Emprego do método de Thornthwaite & Mather (1955) para cálculo do balanço hídrico climatológico do núcleo de degradação de São Raimundo Nonato-Piauí. Revista Brasileira de Geografia Física, 6(1): 79-90, 2013.
5. ARAÚJO, S. M. S. A região semiárida do Nordeste do Brasil: Questões ambientais e possibilidades de uso sustentável dos recursos. Rios Eletrônica, 5(1): 89-98, 2011.