Affiliation:
1. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus Experimental de Registro, Registro, SP, Brasil
Abstract
O uso do lodo de esgoto na agricultura tem se mostrado cada vez mais promissor, principalmente no que se refere ao cultivo de florestais e plantas ornamentais. Objetivou-se avaliar a viabilidade da produção de mudas de Lantana camara, planta ornamental amplamente produzida no Vale do Ribeira – São Paulo, utilizando lodo de esgoto compostado com casca da pupunha, lodo caleado, ou em combinações com outros componentes estruturantes, como esterco bovino, solo e casca de arroz carbonizada. Para tanto, foram formulados 8 tratamentos (diferentes substratos) com 4 repetições, sendo cada uma composta por 15 mudas em delinemento interamente casulizado (DIC). Foram avaliados a composição química e física dos substratos, bem como a massa seca da parte aérea (MSPA) e raiz (MSR) e teores de macronutrientes na MSPA. Dentre os materiais testados para a produção de mudas de L. camara é aconselhado o uso de substrato à base composto de lodo de esgoto e casca de palmito (Bactris gasipaes Kunth), sem adição de outros materiais. O substrato amplamente utilizado por produtores da região apresentou problemas do ponto de vista físico e químico. O lodo esgoto caleado não pode ser utilizado na composição de substratos devido ao excesso de sais e elevada alcalinidade.
Publisher
Universidade Estadual Paulista - Campus de Tupa
Reference32 articles.
1. ANSORENA MINER, J. Substratos, propiedades y caracterización, Bilbao: Mundi Prensa, 1994. 172 p.
2. BACKES, M.A.; KÄMPF, A.N. Substratos à base de compostos de lixo urbano para a produção de plantas ornamentais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26(5):753 – 758, 1991.
3. BAILEY, D.A. et al. Substrates pH and water quality. Raleigh: North Carolina Sate University, 2000. Disponível em: . Acesso em 27 de out. 2017.
4. BENITO, M.; MASAGUER, A.; MOLINER, A.; ANTONIO, R. de. Chemical and phisical properties of pruning waste compost and their seazonal variability. Bioresource technology. n97: 2071-2076, 2006.
5. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 25, de 23 de julho de 2009. Aprova as Normas sobre as especificações e as garantias, as tolerâncias, o registro, a embalagem e a rotulagem dos fertilizantes orgânicos simples, mistos, compostos, organominerais e biofertilizantes destinados à agricultura. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 jul. 2009. Seção 1, p.20.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献