Affiliation:
1. FAIT – Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias, Departamento de Ciências Florestais, Itapeva, SP, Brasil
2. FAIT – Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias, Departamento de Ciências Agronômicas, Itapeva, SP, Brasil
Abstract
O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de carvão vegetal. Só as indústrias siderúrgicas consomem cerca de 70% da produção nacional. As aplicações residenciais e comerciais utilizam 0,14% dessa produção, representando consumo de 871 mil t em 2015. Embora haja muitos artigos discorrendo sobre o carvão vegetal, são poucos os que tratam da qualidade, sobretudo comparando com os padrões estabelecidos na Resolução nº 40, da Secretaria de Abastecimento e Agricultura. Desta forma, esse artigo faz uma avaliação do carvão vegetal, comparando-os com este padrão de qualidade. Com base em cinco amostras comerciais, adotou-se a umidade, cinzas, materiais voláteis, carbono fixo, poder calorífico superior e rótulos das embalagens como variáveis características de qualidade. Assim, dentre os 25 parâmetros avaliados, 36% não foram atendidos. Concluindo que as amostras apresentaram baixa qualidade para uso doméstico e as empresas não cumprem exigências mínimas de qualidade para o produto.
Publisher
Universidade Estadual Paulista - Campus de Tupa
Reference19 articles.
1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 8112: carvão vegetal - Análise Imediata. Rio de Janeiro; 1986.
2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 8633: carvão vegetal- determinação do poder calorífico. Rio de Janeiro; 1984.
3. BRASIL – BEN: Balanço energético nacional 2016 ano base 2015. Empresa de Pesquisa Energética. Brasília; 2016.
4. BRASIL – Ministério da Justiça: Código de defesa e proteção do consumidor. Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990.
5. CARNEIRO, A.C.O.; CASTRO, A.F.N.M.; CASTRO, R.V.O.; SANTOS, R.C.S.; FERREIRA, L.P.; DAMÁSIO, R.A.P.; VITAL, B.R. Potencial energético da madeira de Eucalyptus sp. em função da idade e de diferentes materiais genéticos. Revista Árvore, v. 38 (2): 375-381, 2014.