Affiliation:
1. Univ Paulista, Engenharia de Produção, Campinas, SP, Brasil
2. Univ Paulista, Curso de Pós Graduação em Engenharia de Produção, São Paulo, SP, Brasil
Abstract
O Brasil é responsável por cerca de 80% da produção de cocos na América do Sul. O resíduo de cascas de coco se transforma em um problema ambiental, uma vez que sua degradação pode ocorrer em até oito anos. Por outro lado, as fibras processadas podem se transformar em uma série de produtos utilizados na indústria da construção, automotiva e de insumo para agricultura ou jardinagem. O processamento da extração das fibras de coco verde ou seco é uma tarefa difícil exigindo trabalho árduo. A mecanização deste processo se faz necessária no sentido de melhorar a qualidade de vida do trabalhador deste segmento, facilitando o posterior aproveitamento das fibras e reduzindo o impacto ambiental do produto. Este estudo teve como objetivo desenvolver um equipamento triturador de cascas de coco. O princípio de funcionamento do triturador de coco foi baseado no acionamento de um rotor das facas, que efetua o processo de corte dos cocos, depositados no triturador. Visou-se obter um equipamento de utilização simples e prática, para que a trituração seja executada sem riscos. Foram executados ensaios de compressão para determinar a força de rompimento da fruta e também calculados os valores que deveriam ter o torque do motor a ser usado. O protótipo foi construído e testado. No teste, os cocos foram, em sua maioria, completamente triturados, indicando a eficiência da máquina.
Publisher
Universidade Estadual Paulista - Campus de Tupa
Reference15 articles.
1. CARRIJO, O. A.; LIZ, R. S.; MAKISHIMA, N. Fibra de casca de coco verde como substrato agrícola. Horticultura Brasileira, Brasília, v.20, n. 4, p.533-535, 2002.
2. CORRANDINI, E.; ROSA, M. F.; MACEDO, B.P., PALADIN, P. D.; MATTOSO, L. H. C. Composição química, propriedades mecânicas e térmicas da fibra de frutos de cultivares de coco verde. Revista Brasileira de Fruticultura v.31, n.3, p. 837-846, 2009.
3. COSTA, C. R.; SANCHES, R.A.; RAMOS, J. B.; BOUERI, J.; GUIMARÃES, B.M.G. Mechanical characterization of the green coconut fiber for application in the footwear industry. International Journal of Arts and Commerce, v. 2, n.9, p.99-106, 2013.
4. FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations. Food World Food and Agriculture. FAO Statistical Pocketbook 2015. Disponível em http://www.fao.org/documents/card/en/c/383d384a-28e6-47b3-a1a2-2496a9e017b2/. Acesso em 10-01-2017.
5. MARTINS, C. R.; JESUS JR., L. A. Evolução da produção de coco no Brasil e o comércio internacional: panorama 2010. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 38p.