Abstract
Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva. A pesquisa foi realizada em uma unidade de saúde da região metropolitana de Curitiba. Os dados referentes a primeira etapa foram coletados entre os meses de outubro a novembro de 2020, por meio de entrevista gravada e transcrita na íntegra. Participaram desta etapa três médicos, quatro enfermeiros e nove idosos. Os dados foram analisados segundo o discurso do sujeito coletivo. A partir dos dados coletados foi construído o guia educativo para idosos acerca da temática Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e posteriormente realizada validação conforme recomendação de Alexandre e Coluci (2011). Para essa etapa foi solicitado respostas de três profissionais de saúde e três idosos, foi apresentado o material via Google Forms para os profissionais de saúde e material impresso para os idosos. Do Discurso do Sujeito Coletivo surgiram as seguintes idéias centrais: O conhecimento sobre IST dos profissionais da saúde; O conhecimento sobre IST dos idosos; O conhecimento sobre sinais e sintomas de IST dos profissionais da saúde; Informações interessantes para colocar em um material educativo segundo os profissionais da saúde e Informações interessantes para colocar em um material educativo segundo os idosos. Quanto a validação do guia educativo este obteve escore de 1 no IVC. O guia educativo poderá auxiliar profissionais de saúde em diversas práticas clínicas a abordar o assunto sexualidade e detectar fatores de risco frente às IST’s e prescrever medidas, além de trazer informações importantes para o próprio idoso sobre as práticas e cuidados relacionados às IST’s.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ALEXANDRE, N.M.C; COLUCI, M.Z.O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cienc e Saude Coletiva., n.16 (7),p.3061–3068, 2011.
2. BRASIL, Ministério da Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis [Internet], 2024. Available from: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist
3. BRITO, N. M. I. de; ANDRADE, S. S. da C; SILVA, F.M.C.da; FERNANDES, M.R.C.C; BRITO,K.K.G; OLIVEIRA, S.H.dos S. Idosos, infecções sexualmente transmissíveis e aids: conhecimentos e percepção de risco. ABCS Heal Sci [Internet], n.41 (3), p.140–145, 2016. Available from: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/902/744
4. CASSÉTTE, J.B; SILVA, L.C. da; FELÍCIO, E.E.A.A; SOARES, L.A; MORAIS, R.A; PRADO, T.S; GUIMARAES, D.A. HIV/AIDS among the elderly: stigmas in healthcare work and training. Rev Bras Geriatr e Gerontol., n. 9 (5), p.733–744, 2016.
5. CHIARI, B.M. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrb comun.,n.25 (1), p.129–136, 2013.