Author:
Adão Jorge Manoel,Mariano Hosana de Queiroz,Batista Levi Mariano,Andrade Denise de Sá
Abstract
Um paradigma é entendido como um padrão a ser seguido, compreendendo um conjunto compartilhado de crenças, valores, técnicas e teorias, influenciado por fatores culturais, políticos, econômicos e sociais atuais. O objetivo deste texto é refletir sobre a crise de paradigma do conhecimento científico e suas implicações no campo da mediação na tecnologia educacional e apresentar um panorama abrangente dos desenvolvimentos da pesquisa na área. Há uma necessidade urgente de novos orientadores da prática científica, emergentes na ética, sustentabilidade ambiental, interdisciplinaridade, mídia contemporânea, compreensão da complexidade, e respeito à subjetividade. Para fortalecer a mediação tecnológica na educação como prática científica, profissional e social, é necessário utilizar as ferramentas disponíveis, para promover e fomentar a ação sociopolítica para a melhoria da qualidade de vida em sociedade. O processo de participação na tarefa educativa por meio de recursos e modelos tecnológicos requer que os professores estejam cientes dos limites de suas ações e intervenções e de sua capacidade de construir novos conhecimentos, favorecendo a inovação pedagógica. O estudo é uma abordagem qualitativa, com base na revisão bibliográfica. A metodologia utilizada consiste na análise e síntese de conceitos e ideias apresentadas por diferentes pensadores e estudiosos, relacionando-os para explorar a evolução dos paradigmas científicos e seu impacto na educação e na mediação tecnológica. Sob a luz de Kuhn (1970), Cury e Moda (2022), Souza, et al. (2017), Córdula e Nascimento (2018) e Vieira (2020), serão buscadas análises, fundamentações e achados científicos sobre o tema, entre outros. Em resumo, a evolução do pensamento científico e a crise dos paradigmas estabelecidos mostram que a ciência é uma busca contínua pelo entendimento do mundo. A educação deve acompanhar essas mudanças, incorporando novas perspectivas e tecnologias para preparar os alunos para os desafios do século XXI.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference38 articles.
1. ALMEIDA, Vasni de. História da educação e método de aprendizagem em ensino de história. Palmas: EDUFT, 2018.
2. ALONSO, Kátia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação & Sociedade, v. 29, p. 747-768, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/kK4GWz6hK
3. ZmP8VcJhQrbzQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 8 jan. 2023.
4. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Perspectiva S/A, 2022.
5. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.