Author:
Vulcão Maria de Lourdes Sanches,Pereira Decleoma Lobato,Custódio Elivaldo Serrão,Ferreira Norma Iracema de Barros
Abstract
O presente artigo aborda o tema A Correlação entre Motivos Religiosos e Festas Populares, do qual deriva o problema que indaga: de que maneira a atuação da entidade civil Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular/AAFCP pode resultar em política pública de investimento no turismo religioso, no Estado do Amapá? O objetivo consta de avaliar o papel da AAFCP, na formulação de políticas públicas de incentivo ao turismo religioso, decorrente de Festas Religiosas populares. Na metodologia empregou-se pesquisa qualitativa e exploratória de cunho bibliográfico e documental (Evangelista; Shiroma, 2019), aliada à História Oral (Diehl, 2002). Os resultados apontam que as Festas Religiosas populares no interior do Amapá representam um potencial enorme de fonte para estudos, pesquisas, registros e prática do turismo religioso, bem como contribuem para a Academia investir em pesquisas e subsídios teórico-metodológicos a professores de História, Geografia, Ensino Religioso, Artes e Filosofia. Conclui-se que toda essa diversidade religiosa em suas peculiaridades converge à necessidade de investimento governamental às comunidades, para que se mantenham vivas sua religiosidade, memória e cultura, gerando renda por meio do Turismo Religioso e melhoria à qualidade de vida.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. ABREU, M. O Império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830-1900). Rio de Janeiro: Nova Fronteira: São Paulo: FAPESP, 1999.
2. AMARAL, R. do. As mediações culturais da festa. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 3, n. 1, p. 13-22, 1998. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/ view/9314. Acesso em: 10 jan. 2024.
3. AMARAL, R. do. Festa à brasileira no país que “não é sério”. Versão eBooksBrasil.com. 2021. Disponível em: https://doceru.com/doc/es5x111. Acesso em: 25 set. 2023.
4. BARBOSA, F. F. O turismo como um fator de desenvolvimento local e/ou regional. Caminhos de Geografia, v. 10, n.14, p. 107-114, 2005.
5. BRANDÃO, C. R. A cultura na rua. Campinas: Papirus, 1989.