Author:
Santos Reinaldo Silva dos,Pereira Karllos Alexandre Sousa,Passos Christian Ricardo Silva,Lourenço Eliana Maria da Silva Madeira,Freitas Nadir Santos,Gomes Renato Duarte,Theobald Alice de Rezende Fonseca,Theobald Bárbara da Fonseca,Tavares Izaias Loureiro,Decol Celina Martins
Abstract
A presente pesquisa buscou analisar as percepções de professores de uma escola pública brasileira sobre os desafios e as oportunidades da educação financeira no processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi conduzido através da adoção de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, a qual foi realizada com quinze professores. Para a coleta de dados, foram aplicadas entrevistas em profundidade e observações. Análise dos dados foi feita por intermédio da análise do discurso, onde constatou-se que a ênfase na integração curricular surgiu como a principal oportunidade, promovendo uma abordagem abrangente e contextualizada no ensino de conceitos financeiros, conforme evidenciado pelos relatos dos professores em disciplinas como Matemática, Português e Ciências. Uma outra oportunidade citada foi a perspectiva de formar jovens mais integrados, a qual destaca a necessidade de desenvolver habilidades socioemocionais, indo além do ensino convencional. No entanto, os desafios emergem, especialmente na lacuna entre a legislação e sua aplicação prática nas escolas, enfatizando a falta de diretrizes rigorosas para a educação financeira. Além disso, a escassez de recursos e materiais representa um desafio substancial, demandando estratégias inovadoras e colaboração entre educadores. Em síntese, a integração curricular é promissora, mas superar desafios legislativos e limitações de recursos é crucial para proporcionar uma educação financeira eficaz e acessível aos alunos, preparando-os para o mundo financeiro real.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference14 articles.
1. ANDRADE, J. P.; LUCENA, W. G. L. Educação financeira: uma análise de grupos acadêmicos. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 49, 2018.
2. BRONSTRUP, T. M.; BECKER, K. L. Educação financeira nas escolas: estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria/RS. Revista CAMINE: Caminhos da Educação, Franca, v. 8, n. 2, 2016
3. CORDEIRO, N. J. N.; COSTA, M. G. V.; SILVA, M. N. Educação financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Revista da Matemática em Debate, v. 5, n. 1, 2018.
4. GAIA, D. V. Profissionais das finanças na Antiguidade romana: os faeneratores no final da República e no início do Império. História Unisinos, v. 22, n. 4, 2018.
5. KRISTEMANN JÚNIOR, M. A.; COUTINHO, C. Q. S.; FIGUEIREDO, A. C. Cenários e desafios da educação financeira com a Base Comum Nacional (BNCC): professor, livro didático e formação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 1, 2020.