Indicadores de gastos orçamentários por dimensão Triple Bottom Line e indicadores de gestão pública oficiais: é possível relacioná-los?

Author:

Silva Maria Valesca Damásio de Carvalho,Silva Marcelo Santana,Ramos Magno Oliveira,Silva Franklin Carlos Cruz da

Abstract

O orçamento público durante sua execução pode ter alterações em relação ao que foi planejado- não são raras às vezes em que o valor alocado em um grupo de despesas é menor do que a previsão atualizada-, ou que o próprio gestor público pode priorizar outras funções de governo, e isso impacta diretamente nos Indicadores de gestão pública produzidos. A presente pesquisa utilizou Indicadores de Gastos Orçamentários por Dimensão Triple Bottom Line (IDGOy) idealizados e mensurados no estudo de Silva et al. (2024) na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e verificou se eles têm ou não relação com os Indicadores de Gestão Pública Oficiais selecionados (IFDM, IBEU e IDCS BR) para os 13 municípios dessa região. Com o objetivo de verificar se há ou não esta relação, a pesquisa em tela, de cunho descritivo e quantitativo, utilizou-se de métodos estatísticos com testes de normalidade e de correlação, e modelos de regressão multivariada a partir do uso do Software Estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS®). Os resultados mostraram que preponderantemente não há relação entre os IDGOys calculados e os Indicadores oficiais publicados. Apenas o modelo de regressão do IDGO social indicou que 71,5% (r²) do desempenho do IDGO social foi explicado nos índices IFDM (β1.IFDM), IBEU (β2.IBEU), IDCS_ BR (β3.IDCS BR) e população (β4.população). Os achados reforçam a importância de se analisar cautelosamente quais funções governamentais do orçamento estão sendo utilizadas nos cálculos dos indicadores para que a relação possa existir e em que medida isso venha a suceder.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference17 articles.

1. BRASIL. Lei Federal 4.320/64. Estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração dos orçamentos de balanços da União, dos estados, dos municípios e do distrito federal.

2. BRASIL. Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP): aplicado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios/Ministério da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional. 10. ed. Brasília: Secretaria do Tesouro Nacional, Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Partes I, II e IV, 2023.

3. BRASIL. Ministério da Economia. Manual Técnico de Orçamento (MTO). Brasília: ME, 2022. Disponível em: https://www1.siop.planejamento.gov.br/

4. mto/doku.php/mto2022 Acesso em: 20 junho 2022.

5. DINIZ, LUCIANO MATIAS, R.; COSTA, J. S. DA. Execução orçamentária e o desenvolvimento municipal: um estudo nos municípios do norte do Paraná. CIDESP – Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público, p. 2484–2507, 2022.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3