Author:
Miranda Fabiana Darc,Santos Jonathas Ferreira,Andrade Jéssika Santos,Pedroza Regina Lúcia Sucupira
Abstract
A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios e impactos significativos em todos os aspectos da nossa vida, incluindo a saúde mental. As restrições impostas para prevenir a disseminação do vírus, o isolamento social, o medo constante da infecção, a perda de entes queridos, o desemprego e a ansiedade em relação ao futuro afetaram a saúde mental de muitas pessoas. Algumas das condições de sofrimento psíquico que surgiram após a Covid-19 incluem quadros de: ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e abuso de substâncias. É importante lembrar que é normal sentir-se estressado, ansioso ou triste diante de uma situação tão difícil como a pandemia, sendo importante fortalecer a busca por ajuda profissional se esses sentimentos começarem a interferir nas atividades diárias ou se tornarem persistentes. Os estudantes universitários foram impactados de diversas maneiras pela pandemia da Covid-19. Com as instituições de ensino adotando medidas de distanciamento social para conter a proliferação do vírus, muitos estudantes tiveram que se adaptar a novas formas de ensino e de aprendizagem, como aulas remotas, o que trouxe desafios para sua vida acadêmica e também pessoal. Trata-se, este trabalho, de uma revisão de literatura realizada por meio da pesquisa bibliográfica. Algumas das questões enfrentadas pelos universitários após a Covid-19 incluem: ajuste ao ensino remoto, preocupações financeiras, autocobrança, desemprego e o desenvolvimento de problemas psicossociais que foram desenvolvidos durante a pandemia. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é conhecer os aspectos psíquicos que levam ao aumento do transtorno de ansiedade durante a pandemia em amostras brasileiras e estrangeiras. Para tanto, identifica-se o aumento do transtorno de ansiedade e apresentam-se mais informações sobre suas formas de prevenção.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference19 articles.
1. Appenzeller, S., Menezes, F. H., Santos, G. G. D., Padilha, R. F., Graça, H. S., & Bragança, J. F. (2020). Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, 44.
2. Associação Americana de Psiquiatria. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora.
3. Batista, L. P., & Formiga, I. C. (2021). Estresse ocupacional em alunos do ensino superior: estudo em uma instituição federal de minas gerais occupational stress in higher education students: Study in a Federal Institution in Minas Gerais.
4. do Nascimento Mascarenhas, S. A., Roazzi, A., Leon, G. F., & Ribeiro, J. L. P. (2012). Necessidade da gestão do estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários brasileiros. In Actas do 9º congresso nacional de psicologia da saúde.
5. Duarte, A. N., & Queiroz, E. (2022). Intervenções para redução do estigma da obesidade: uma revisão sistemática. HU Revista, 48, 1-14.