Author:
Schuhmacher Vera Rejane Niedersberg,Schuhmacher Elcio,Nascimento Micheline Espindola do,Goulart Nélia da Silva,Goularte Marcelo Ramos,Fernandes Glécia Fernanda Caetano,Alves Jani Lais dos Santos,Carvalho Josiane Claudino de
Abstract
A cultura digital adentra os percursos da Educação Superior ocupado pela educação presencial que, sede espaço, ao modelo blended learning. A incorporação do digital na educação, tem no letramento digital, um eixo importante na apropriação de conhecimentos que se insinuam em um movimento repleto de informações, conhecimentos construídos, de forma colaborativa, em um processo de ruptura com os limites de tempo e espaço por meio do ciberespaço. A abordagem da pesquisa é qualitativa, tendo como instrumento o questionário aplicado na coleta de dados primários em uma turma de Educação Superior no modelo blended learning. A pesquisa relatada neste manuscrito traz como objetivo analisar a percepção de um grupo de estudantes do ensino superior sobre suas habilidades no uso dos recursos digitais e da internet em situações de aprendizagem. Os resultados apontam estudantes que afirmam conhecimentos no uso da tecnologia digital, sem medos ou receios de seu uso; a mobilidade está presente em seu dia a dia inclusive nas situações de ensino-aprendizagem; o uso da internet ultrapassa às 6 horas diárias; são relatadas dúvidas e fragilidades quanto aos critérios acerca da busca por conhecimentos e informações disponíveis no ciberespaço. Considera-se, portanto, a importância docente na formação discente quanto as habilidades críticas, colaborativas e reflexivas, em situações de ensino, que desenvolvam estas habilidades, a partir do uso dos recursos digitais. Salienta-se a relevância da promoção do letramento digital em sua percepção mais ampla que envolve a formação do estudante da Educação Superior para um mercado eminentemente incluso na cultura digital.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270p.
2. BAWDEN, David. Information and digital literacies: a review of concepts. Journal of Documentation, v. 57, n. 2, p. 218-259, 2001.
3. BUCKINGHAM, David. Digital Media Literacies: rethinking media education in the age of the Internet. Research in comparative and international education, v. 2, n. 1, p. 43-55, 2007.
4. DEMO, P. O olhar do educador e novas tecnologias. Revista da Educação Profissional – SENAC. Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, 2011. Disponível em: . Acesso em: Março de 2024.
5. GATTI, B. A.; BARRETO; E. S. Professores do Brasil: Impasses e Desafios, Brasília: Unesco, 2009, 294 p.