Author:
Silva Alexandre Pinto da,Dutra Frederico Giffoni de Carvalho,Corrêa Fábio,Faria Vinícius Figueiredo de,Gomide João Victor Boechat
Abstract
Os acidentes de trabalho representam um problema não só no Brasil, como também em todo o mundo. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 2 milhões de pessoas morrem no mundo a cada ano de causas relacionadas ao trabalho. No Brasil, no ano de 2022 houve 1.828 acidentes envolvendo eletricidade resultando em 592 mortes. Uma solução para melhorar este processo é o uso da tecnologia disponível, principalmente com a modernização originada pela chamada 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, que traz a automação industrial usando a tecnologia, como a aplicação da inteligência artificial (IA) nos ambientes laborais. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta de framework, baseado no método Design Science Research (DSR), para o monitoramento das atividades executadas em linha viva por eletricistas que atuam nas redes de distribuição de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), por meio de visão computacional e inteligência artificial. Como metodologia de pesquisa, este é um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, utilizando observação participante, procedimentos técnicos e pesquisa bibliográfica, documental, além do estudo de caso. Espera-se que, com o framework proposto, com todas as etapas cumpridas, que as atividades executadas em linha viva sejam desenvolvidas com mais segurança, com redução de 50% das não conformidades registradas. Como limitação da pesquisa, a falta de estudos focados diretamente no setor elétrico, com a aplicação da inteligência artificial e visão computacional na segurança dos trabalhadores, ainda não possui a relevância merecida. Como proposta de continuidade, o framework apresentado pode ser aplicado a outras atividades existentes no setor elétrico, que não envolvam somente a linha viva.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. ABRACOPEL. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE ORIGEM ELÉTRICA 2022. Disponível em: < https://abracopel.org/wp-content/uploads/2023/03/Anuario-Estatistico-de-Acidentes-de-Origem-Eletrica-2023-Ano-Base-2022-versao-pdf.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2024.
2. AEPS - ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (2019). Recuperado de: < https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/dados-estatisticos-previdencia-social-e-inss >. Acesso em: 30 de mar. 2024.
3. ALMEIDA, I. M.; JACKSON FILHO, J. M. Acidentes e sua prevenção. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 32, n. 115, p. 7-18, 2007.
4. BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Normas Regulamentadoras. 2019. Disponível em: < https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/normas-regulamentadoras-nrs > . Acesso em: 21 de mai. 2024.
5. CEMIG. Norma de Distribuição: Manutenção em Redes e Subestações de Distribuição Aéreas Energizadas em Média Tensão (Linha Viva). 2017. Acesso em: 23 de jan. 2024.