Author:
Nascimento Maria Teresa Cristina Coelho do,Silva André Alisson Rodrigues da,Azevedo Carlos Alberto Vieira de,Santos Joelma Sales dos,Lima Vera Lucia Antunes de
Abstract
O solo é um recurso indispensável para a produção agrícola, onde essa atividade causa degradação no mesmo, necessitando que seu uso seja cada vez mais sustentável para a garantia da produtividade. Diante do exposto, objetivou-se avaliar as alterações no solo classificado como Areia-Franca, após manejos de fertirrigação potássica com manipueira e com cinza de biomassa vegetal e cultivo do capim Tifton 85. Para tanto, o experimento foi conduzido entre os meses de novembro de 2021 e março de 2022, em vaso e ambiente protegido no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé PB entre novembro de 2021 a abril de 2022. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com combinações de fontes (manipueira, cinza de biomassa vegetal e mineral) e doses de potássio (60%, 80%, 100% e 120% da dose recomendada). Foram determinados os atributos físicos-químicos do solo antes e no final do experimento para analisar os efeitos dos tratamentos e do cultivo de Tifton 85 no solo, observando que houve mudanças favoráveis na densidade e porosidade do solo, bem como em todas as características químicas do mesmo quando aplicadas fertirrigação de fontes orgânicas de potássio.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. BORTONI, S. F. Efeito residual da fertirrigação com água residuária de bovinocultura na qualidade de um solo. Trabalho de Conclusão de Curso – Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2016.
2. BORTONI, S. F.; SILVA, J. B. G.; SOUSA, C. P. Efeito residual da fertirrigação com água residuária de bovinocultura na qualidade de um solo argilo-arenoso. Revista Engenharia na Agricultura, v. 26, n. 5, p. 452-463, 2018.
3. DOI: https://doi.org/10.13083/reveng.v26i5.886
4. DIAS, R. C.; CASTRO, T. A. V. T.; GONÇALVES, R. G. M.; POLIDORO, J. C.; ZONTA, E.; PEREIRA, M. G.; STRALIOTTO, R.; TEIXEIRA, P. S. Acúmulo de biomassa e potássio em gramíneas em função da fonte fertilizante e do solo. Revista Braziliam Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 33506-33518, Curitiba, 2020.
5. ERTHAL, V. J. T.; FERRREIRA, P. A.; PEREIRA, O. G.; MATOS, A. T. Características fisiológicas, nutricionais e rendimento de forrageiras fertigadas com água residuária de bovinocultura. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental – v. 14, n. 5, p. 458466, 2010.