Suicídio de mulheres na sociabilidade capitalista: retratos de uma barbárie anunciada

Author:

Batalha Ariadna Nunes Aguiar,Cavalcante Lidiany de Lima

Abstract

O sistema capitalista gira na órbita da exploração, mais-valia e a partir de todas as faces das violências que se expressam no cotidiano. A condição feminina sofre com a discriminação, o preconceito e a opressão, elementos que condicionam e sustentam o sistema patriarcal de dominação que fomenta as relações de poder e secundariza mulheres, o que aponta a relevância da presente discussão, a qual objetiva caracterizar como os processos de opressão da sociabilidade capitalista atingem mulheres e as leva ao suicídio. A partir de uma reflexão teórica com aporte no materialismo dialético, o estudo aponta a partir de dados secundários, como o sistema capitalista, alavancado pelo ultraneoliberalismo e a necropolítica, aliados ao patriarcalismo e a misoginia, fomentam mecanismos de opressão que podem levar ao processo de automutilação, assim como às tentativas ou suicídio consumados de mulheres. Trata-se de uma temática considerada tabu, visto o mutismo ao referenciar temáticas que façam alusão à morte, contudo trata-se de uma epidemia silenciosa que ceifa mais de 800 mil vidas anualmente e precisa ser discutida no âmbito acadêmico e social. O neoliberalismo agravado pela necropolítica aponta que existem vidas que valem menos e em um país de realidade pobre e desigual como é o caso do Brasil, mulheres pobres e pretas sentem primeiro. Ressalta-se que são as vidas matáveis, as quais são suicidadas pelo sistema opressor, excludente e desigual. Os resultados apontam ainda que o tema precisa ser despertado nos campos científico e social, sobretudo de contribuição no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, assim como alcançar protagonismo na sociedade contemporânea.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference47 articles.

1. AGUIAR, Laurem Janine Pereira de. O nó da nossa solidão: uma análise sobre suicídio no Brasil. 2023. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2. AUGUSTO, Cristiane Brandão; PEVIGE, Grupo. Vida e Morte no Feminino: Violência Letal contra a Mulher na Ordem do Patriarcado. Disponível em: http://www.enadir2017.sinteseeventos.com.br/arquivo/downloadpublic2?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozMzoiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjI6IjgwIjt9IjtzOjE6ImgiO3M6MzI6IjQzMzcxZGRhZDZhNjYwYTJhYTE4ZjhjNjA5NjRkMDVkIjt9. Acesso em: 18 jun. 2022.

3. BARBAGLI, Marzio. O suicídio no Ocidente e no Oriente. Tradução de Frederico Carotti. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

4. BARROSO, Milena Fernandes. O começo do fim do mundo: violência estrutural contra mulheres no contexto da hidrelétrica de Belo Monte. 2018. 385f.

5. BEAUVIOR, Simone de. Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3