Conhecimentos básicos autoavaliados por servidores de saúde da região Topama: impacto de uma ação de educação permanente em saúde

Author:

Medrado Antonio Matheus Santos,Moreira Renata Andrade de Medeiros,Martins Paulo Fernando de Melo,Silva Lucas Ruan Soares da,Ferreira Lordânia Moura Corrêa,Pereira Renata Junqueira

Abstract

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma abordagem educacional contínua e integrada, direcionada aos profissionais da saúde, com o objetivo de desenvolver competências, atualizar conhecimentos e promover a melhoria contínua da prática profissional ao longo de suas carreiras. Diante do exposto, o presente estudo buscou delinear o perfil de conhecimentos básicos autoavaliados por servidores da saúde da Rede de Saúde Interfederativa do Tocantins, Pará e Maranhão, antes e após curso de EPS. Trata-se de um estudo transversal e abordagem quantitativa descritiva, realizado em 2022, com servidores da Rede TOPAMA. Esta abrange um total de 110 municípios, sendo 65 no Norte do Tocantins, 22 no Sudeste do Pará e 23 no Sudoeste do Maranhão, destas, foram selecionados 8 municípios para receberem um curso de aperfeiçoamento em Gestão e Planejamento em Saúde Pública. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, antes e após o curso. Participaram da pesquisa 161 servidores, sendo a maioria dos municípios de Ananás, Rondon do Pará, Santa Fé do Araguaia e Piraquê. Verificou-se que a maioria trabalhava em regime estatutário (54,3%) e atuava na Atenção Primária em Saúde (49,8%). No que diz respeito à utilização dos Sistemas de Informações em Saúde, antes e após a ação de EPS, verificou-se que o de Vigilância Sanitária-SIVISA foi o único cuja utilização modificou significativamente, onde 68,8% não utilizava, destes, 31,3% dos servidores passaram a utilizar após o curso (p=0,012). Os resultados indicam que a maioria dos servidores não teve acesso a cursos de integração ou EPS após a admissão, destacando uma lacuna significativa nas iniciativas de capacitação profissional. No entanto, a intervenção de EPS realizada demonstrou ser eficaz na melhoria do conhecimento e na utilização dos SIS.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference14 articles.

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Educação Permanente em Saúde. Reconhecer a produção local de cotidianos de saúde e ativar práticas colaborativas de aprendizagem e de entrelaçamento de saberes. Brasília (DF); 2014.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS), 2011.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 198/GM/ MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília (DF); 2004.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, 64 p. 2009.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília (DF); 2018.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3