Author:
Silva Luciano Cicero da,Malta Arlete do Monte Massela,Marques Carmen Menezes,Lima Fabiano de,Abuhid Marcela Drumond,Santos Priscila Rocha,Raupp Wagner de Aguiar
Abstract
A literacia em saúde desempenha um papel crucial na capacidade das pessoas de compreender, avaliar e aplicar informações de saúde para tomar decisões informadas sobre seu bem-estar. Este estudo explora o conceito de literacia em saúde, sua importância na promoção da saúde pública e os desafios enfrentados em sua implementação, com enfoque nas perspectivas e estratégias no Brasil. Uma revisão da literatura destaca a necessidade de programas educacionais abrangentes, materiais de saúde culturalmente relevantes, alfabetização digital, parcerias comunitárias e regulamentação de informações de saúde online como estratégias chave para aprimorar a literacia em saúde. A pesquisa enfatiza a importância de abordagens colaborativas e multidisciplinares para promover a literacia em saúde e melhorar os resultados de saúde para todas as populações. No contexto brasileiro, a literacia em saúde enfrenta desafios significativos devido à complexidade do sistema de saúde e às disparidades socioeconômicas e culturais. A falta de compreensão e uso adequado de informações de saúde pode levar a decisões prejudiciais e subutilização de serviços preventivos. Estratégias para melhorar a literacia em saúde incluem programas educacionais adaptados, materiais culturalmente sensíveis, promoção da alfabetização digital e parcerias comunitárias. O Canal Saúde da Fiocruz exemplifica uma iniciativa bem-sucedida na promoção da saúde e da literacia em saúde no Brasil. Através de programas educativos e informativos, o Canal Saúde contribui para a disseminação de informações precisas e acessíveis sobre questões de saúde, alcançando milhões de espectadores em todo o país.Para enfrentar os desafios futuros e promover uma literacia em saúde eficaz, são necessárias abordagens colaborativas e multidisciplinares, que considerem as diversas barreiras e necessidades da população. Investigações futuras devem avaliar o impacto de intervenções específicas na literacia em saúde e nos resultados de saúde, além de investigar as necessidades de grupos vulneráveis e explorar novas tecnologias e abordagens inovadoras para promover a literacia em saúde.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference48 articles.
1. ABEL, T.; MCQUEEN, D. Critical health literacy and the COVID-19 crisis. 2020.
2. BARBOSA LETICIA, P. N. A. P. R. Necessidades de Informação sobre Covid-19: um estudo em uma comunidade on-line de saúde brasileira. Saúde em Debate, scielo, v. 47, p. 141 – 154, 03 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/C9HPgdfrznV6NvYpJ3vPKDr/?lang=pt.
3. BEZERRA, A. A. et al. COVID-19: A LUTA CONTRA O TEMPO EM BUSCA DA CURA E A PROPAGAÇÃO DE FAKE NEWS SOBRE REMÉDIOS QUE PROMETEM A CURA E/OU PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS. In: ARTIGO SOBRE COVID-19, 2020, João Pessoa.
4. Temas em Saúde- Edição especial COVID-19. João Pessoa, 2020. p. 07 – 24. ISSN 2447- 2131. Disponível em: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2020/08/20covid1.pdf. Acesso em: 25 de fevereiro de 2024.
5. BORGES, F. M. et al. Health literacy of adults with and without arterial hypertension. Rev Bras Enferm, v. 72, n. 3, p. 646 – 653, Jun 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31269128/.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献