Author:
Paula Saul Ferraz de,Moraes Louisiana Carolina Ferreira de Meireles,Montanari Carolina Caruccio,Pedroso Vanessa Soares Mendes,Rangel Rosiane Fillipin,Siqueira Hedi Crecencia Heckler de
Abstract
Objetivo: propor um ensaio teórico-reflexivo de educação em saúde, com base no Pensamento Ecossistêmico, que auxilie os enfermeiros a desenvolver o processo educativo, capaz de contribuir para a prática do cuidado domiciliar e melhoria da saúde do usuário e familiares. Método: estudo teórico-reflexivo, ancorado em dois componentes essenciais: Influências paradigmáticas nas concepções teóricas e metodológicas da educação em saúde sob o prisma ecossistêmico; O enfermeiro e a educação em saúde no contexto hospitalar com aplicabilidade do pensamento ecossistêmico: possibilidades de mudanças. Resultados: O enfermeiro representa uma vertente importante no processo educativo, podendo construir uma simbiose com o usuário e familiar durante o período de internação na busca do conhecimento necessário ao cuidado domiciliar, pós alta hospitalar. Considerações finais: Refletir sobre a educação em saúde, suas teorias e métodos que a fundamentam e influenciam, ao ancorar-se no Pensamento Ecossistêmico possibilita alcançar avanços, transformações e contribuições no processo educativo realizado durante a internação hospitalar para a continuidade do cuidado domiciliar.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. AFONSO, S. DA R.; NEVES, V. R.; PADILHA, M. I. A educação e prática assistencial da enfermagem brasileira – onde estamos e para onde vamos. Rev Enferm UFPI, v. 10, n. e784, 2021.
2. BAIXINHO, C. L.; PRESADO, M. H.; RIBEIRO, J. Investigação qualitativa e transformação da saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 1582–1582, 30 maio 2019.
3. BATISTA, R. DOS S. Educação e propaganda sanitárias: desdobramentos da formação de um sanitarista brasileiro na Fundação Rockefeller. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 26, p. 1189–1202, 28 nov. 2019.
4. CONCEIÇÃO, D. S. et al. A Educação em Saúde como Instrumento de Mudança Social / Health Education as an Instrument for Social Change. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 59412–59416, 20 ago. 2020.
5. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.