Satisfação e fatores relacionados com o uso de prótese total removível: avaliação em uma instituição de graduação em odontologia do norte de Minas Gerais

Author:

Diogo Ana Tereza Silva e,Freitas Edimilson Martins de,Araújo Márcia Maria de,Xavier Igor Souto,Antunes Janciele Aparecida Araújo,Martins Andréa Maria Eleutério de Barros Lima

Abstract

Objetivo: analisar a satisfação dos pacientes que utilizam próteses totais removíveis, juntamente com fatores como a duração do uso das próteses, a frequência das visitas ao dentista, a ocorrência de sintomas associados ao uso das próteses, a saúde da mucosa oral, a retenção e estabilidade das próteses. Metodologia: a pesquisa foi realizada com aprovação pelo CEP com 106 pessoas que utilizavam próteses totais removíveis confeccionadas em uma instituição. Eles responderam a um questionário e foram submetidos a exames clínicos intrabucais para avaliar a condição da prótese e da mucosa oral. Os dados coletados foram analisados quantitativamente, considerando variáveis como sexo, tempo de uso da prótese, orientações recebidas, sintomas relatados, adaptação, retenção, estabilidade e satisfação do paciente. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (54,1%). Quanto ao tempo de uso das próteses, a maioria relatou períodos de 5 a 11 meses (40,5%), mas a maioria não recebeu orientações sobre a troca das próteses (89,2%) ou sobre visitas periódicas (75,7%). Cerca de 16,2% dos pacientes relataram sintomas decorrentes do uso da prótese, como dor, ardência e incômodo. A maioria apresentou mucosa oral normal (89,2%), enquanto 54,1% das próteses tinham retenção e 56,8% tinham estabilidade. Embora 21,6% das próteses precisassem de ajustes, a grande maioria dos pacientes (97,3%) estava satisfeita com a prótese fornecida pela instituição. Conclusão: O estudo destaca desafios na saúde bucal, incluindo perda dental precoce e insatisfatória, afetando a qualidade de vida. Recomenda-se uma abordagem preventiva, incluindo educação e acompanhamento regular para melhorar a saúde bucal e garantir a satisfação dos pacientes com as próteses. Essa abordagem holística é essencial para garantir acesso a próteses dentárias adequadas e melhorar a qualidade de vida ao longo do tempo.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference18 articles.

1. AZEVEDO JS, AZEVEDO MS, OLIVEIRA LJC, CORREA MB, DEMARCO FF. Uso e necessidade de prótese dentária em idosos brasileiros segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SBBrasil 2010): prevalências e fatores associados. Cadernos de Saúde Pública. 2017; 33(8):01-11.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: Resultados Principais. Brasília: 2004.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Resultados Principais. 2011.

4. CABRINI J, FAIS LMG, COMPAGNONI MA, PINELLI LAP. Tempo de uso e a qualidade das próteses totais: uma análise crítica. Cienc Odontol Bras. 2008 abr-jun;11(2):78-85.

5. CENCI TP. Avaliação da formação de biofilme de espécies de Candida sobre a superfície de resinas acrílicas para base e reembasamento de próteses removíveis [tese]. Piracicaba: Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas; 2008.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3