Author:
Hermenegildo Wanderley,Marone Eduardo Javier,Figueiredo Josiane Aparecida Gomes,Roveda Luís Fernando
Abstract
O estudo investigou os sistemas de certificação orgânica no litoral do Paraná, destacando que das 78 unidades cadastradas em abril de 2021, 38 eram certificadas por auditoria e 40 pelo sistema participativo. As perguntas foram direcionadas a buscar as principais questões encontradas no sistema de certificação, a qual o produtor participa. Foram obtidas 54 respostas, sendo 28 unidades possuem certificação por auditoria, e 26 pelo sistema participativo. A maioria das unidades certificadas por auditoria é representada pela TECPAR CERT, enquanto a ECOVIDA representa o modelo participativo. Antonina se destaca como o município com o maior número de certificações, impulsionado por estímulos governamentais para produção orgânica. Morretes tem predominância de certificações participativas, enquanto Paranaguá e Guaraqueçaba contam com certificações do PMO em parceria com o IDR. A infraestrutura digital robusta do sistema de auditoria contrasta com a limitada conectividade do sistema participativo. No contexto da certificação orgânica, as diferenças entre os sistemas incluem o processo de certificação, custos, comercialização e retenção de valores por cooperativas e associações. Ambos os sistemas permitem a venda direta, incentivando preços até 30% superiores ao tabelado. A pesquisa destacou a necessidade de melhorias na infraestrutura viária e acesso à internet, além de desafios relacionados ao saneamento básico nas áreas rurais. O estudo sugere intervenções, que incluem melhorias e incentivo à participação em programas de ATER, facilitação do acesso a insumos orgânicos e promoção da conscientização sobre práticas sustentáveis. Essas recomendações fornecem diretrizes práticas para políticas e programas destinados a promover a produção orgânica sustentável na região litorânea do Paraná.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference31 articles.
1. ALVES, M. E. dos S.; FERREIRA, R. E. B.; SIGNOLFI, R. R. de O.; HOFSSTATTER, L. M. Necessidades ponderadas por mulheres que residem em áreas rurais no enfrentamento do tratamento oncológico. Conjecturas, v. 22, (14), 115 – 130. 2022.
2. BRASIL, Conselho Nacional de Arquivos, 2006. Lei 11.491 de 19 de dezembro de 2006 de processos eletrônicos. Diário Oficial da União, Brasília.
3. _______, Conselho Nacional de Arquivos, 2012. Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012. Diário Oficial da União, Brasília.
4. _______, Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, 2021. Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021. Diário Oficial da União, Brasília.
5. _______, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, 2009. Instrução Normativa nº 19 - Mecanismo de Controle e Informação da Qualidade Orgânica.