A participação de religiosos conservadores na política: BNCC, gênero e sexualidade

Author:

Pavani Rodrigo Bonifácio de Souza,Alves Maria Isabel Alonso

Abstract

O artigo é uma revisão narrativa sobre a participação de “religiosos conservadores” em temas controversos da vida pública, tais como: currículo escolar, gênero e sexualidade. No Brasil, o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular opõe “ativistas LGBT”, que reivindicam uma sexualidade laica, e “religiosos conversadores”, que defendem o binarismo sexual (masculino e feminino). A pesquisa se apoiou em autores da sociologia e da antropologia da religião como foco no contexto brasileiro de avanço do conservadorismo na política. Também utilizamos clássicos da sociologia da religião: tais como: Max Weber, Talal Asad e Pierre Sanchis. A análise da participação política desses atores sociais é inspirada na ética da liberdade de Michel Foucault, em que o sujeito é percebido como produtor de modos de ser e de resistência. Além do mais, a (re)atualização dos conceitos propostos por Peter Berger no texto clássico: “O dossel sagrado: elementos para uma teoria da sociologia da religião” auxiliaram na verificação de como o processo de secularização que produz um sujeito “retirado do mundo” e consequentemente uma privatização das moralidades religiosas tem cedido espaço à dessecularização que permite a atuação de “religiosos conservadores” na política e o reencantamento do mundo. A compreensão de que movimentos secularizantes não excluem reações dessecularizantes, mas, ao contrário, podem conviver dentro de uma mesma sociedade, pode contribuir com trabalhos futuros acerca dos desafios democráticos na América Latina, e, especificamente, no Brasil, em que formas arraigadas de religiosidade (principalmente pentecostal e neopentecostal), no caso evangélico, e o movimento carismático, no caso da Igreja Católica, impõem uma agenda conservadora e fundamentalista, na tentativa de barrar avanços progressistas. Assim, “religiosos conservadores” definem os Estudos de Gênero (que inclui: feminilidades, masculinidades e identidades queer) com inimigos retóricos.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference28 articles.

1. ASAD, Talal. Formação do secular: Cristianismo, Islamismo e Modernidade. São Paulo: Editora Unifesp, 2003.

2. BERGER, Peter. A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, abril, p. 9-23, 2001.

3. BERGER, Peter. O dossel sagrado: Elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Editora Paulinas, 1985.

4. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE N.º 2 de 22 de dezembro de 2017. Brasília, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2019.

5. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 1ª versão 2015. Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2019.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3