Author:
Oliveira Marcelly Anny Gonçalves de,Souza Gelson Biscaia de,Santos Fabio André dos,Pinheiro Luis Antonio,Pinto Shelon Cristina Souza
Abstract
Na osseointegração dos implantes dentários, a adesão das células sanguíneas marca o início do processo de cicatrização, enquanto a adesão de microrganismos pode indicar o potencial desenvolvimento de doenças peri-implantares. O tipo de tratamento de superfície aplicado exerce um papel crucial nessas dinâmicas. Neste estudo, foi avaliado implantes de titânio usinados sem tratamento de superfície, submetidos a duplo ataque ácido, duplo ataque ácido com camada de hidroxiapatita (HANano), e oxidação anódica, comparando sua capacidade de aderência de microrganismos e células sanguíneas. A oxidação anódica foi realizada em colaboração com o departamento de Física da UEPG. Para avaliar a aderência de Pseudomonas aeruginosa, foram realizadas análises de formação de biofilme e espectrofotometria. Quanto à aderência de células sanguíneas, procedimentos com etapas de aderência e análise por microscopia eletrônica de varredura. A análise estatística utilizando o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis indicou ausência de diferença significativa entre os grupos em relação à adesão de microrganismos, porém, observou-se uma diferença significativa na adesão de células sanguíneas para o grupo submetido à oxidação anódica (p=0,04). Concluímos que não há diferença estatisticamente significativa entre os grupos em relação à adesão de microrganismos, mas há diferença significativa na adesão de células sanguíneas. Estudos futuros devem continuar a explorar e compreender essas complexas interações para promover o avanço no desenvolvimento de materiais mais seguros, eficazes e sustentáveis. O design de implantes com superfícies que promovam a osseointegração e inibam a adesão e crescimento bacteriano é de suma importância.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ALAMOUDI, A. Nanoengineering and Surface Modifications of Dental Im-plants. Cureus, v. 16, n. 1, 2024.
2. ANEKSOMBOONPOL, P. et al. Características da estrutura superficial de im-plantes dentários e suas possíveis alterações após a instalação: uma revisão da literatura. Journal of the Korean Association of Oral and Maxillofacial Surgeons, v. 3, p. 114, 2023.
3. BARÃO, V.A.R. et al. Modificações emergentes na superfície do titânio: A guer-ra contra infecções polimicrobianas em implantes dentários. Revista Brasileira de Odontologia, v. 33, p. 1-12, 2022.
4. BISPO, L. B. A influência do tratamento de superfície das fixações na osseoin-tegração. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 31, n. 3, p. 61-70, 2020.
5. BUSSCHER, H. J. et al. Biomaterial-associated infection: locating the finish line in the race for the surface. Science Translational Medicine, v. 4, n. 153, 153rv10, 2012.