Author:
Richartz Terezinha,Santana Zionel
Abstract
Embora exista uma legislação inclusiva vigente, o sistema de ensino brasileiro enfrenta dificuldades quanto à criação de condições necessárias para que o discente consiga cursar a educação básica e, em seguida, o Ensino Superior. Nessa conjuntura, com uma vivência de 25 anos no Ensino Superior, os autores deste estudo se depararam pela primeira vez, em sala de aula, com um aluno diagnosticado com o transtorno do espectro autista (TEA). Considerando a escassez de discussões no Ensino Superior sobre a temática em questão, visto que grande parte da literatura versa sobre a inclusão desses discentes na educação básica, objetiva-se neste artigo, relatar a experiência dos professores, especialmente daqueles envolvidos neste estudo, ao lidarem com alunos que tenham o TEA nesta modalidade de ensino. Para tanto, a metodologia do presente se utiliza de relato de experiência de profissionais que experimentaram todas as etapas do processo ensino-aprendizagem de um aluno com essa particularidade, matriculado no curso de Jornalismo. Isto exposto, elementos apontam para uma experiência inclusiva bem-sucedida em razão de uma abordagem individualizada realizada pelos professores, observando as necessidades e habilidades específicas desse aluno, levantadas no Plano de Desenvolvimento individual (PDI). Diante disso, evidencia-se que o processo inclusivo acontece de forma satisfatória se precedido de uma avaliação diagnóstica e, a partir de então, pautar toda a prática pedagógica na singularidade do sujeito.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference13 articles.
1. AMORIM, G. de S. et al. Avaliação diagnóstica: uma prática necessária à ação docente. Anais VII CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2020.
2. BORGES, V. A. Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/244461. Acesso em: 26 dez. 2023.
3. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf Acesso em: 26 dez. 2023.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim temático da biblioteca do Ministério da Saúde: dia mundial da conscientização sobre o autismo. 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/boletim_tematico/dia_mundial_conscientizacao_autismo_abril_2022.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
5. CHAUI, M. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.