Prevalência dos principais transtornos em saúde mental em estudantes de medicina no estado do Pará

Author:

Façanha Carolina de Almeida,Parente Matheus Vinícius Mourão,Parente Sarah Beatriz Mourão,Pereira Camila Miranda,Kato Valdenira de Jesus Oliveira,Araújo Lia Crystina Bastos,Sales Andrei Neil Bacelar,Bastos Larissa Santos,Chaves Lígia Beatriz Pinho,Miranda Marcos Eiró,Abinader Paola Bitar de Mesquita,Martins Gabriel Azevedo Parreira

Abstract

Estudantes universitários, especialmente de medicina, frequentemente desenvolvem transtornos mentais durante sua formação, influenciados por predisposições individuais e exigências acadêmicas. Estudos indicam que o ambiente universitário e a alta carga curricular contribuem para problemas emocionais, com destaque para depressão e ansiedade. Diante disso, fica demonstrado a necessidade analisar os aspectos que contribuem para o desenvolvimento e agravamento de transtornos mentais. A pesquisa, realizada no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) em 2022, analisou a prevalência de transtornos mentais em 408 estudantes de medicina, utilizando questionários físicos. A maioria dos participantes (62,3%) era do sexo feminino e 46,6% tinham entre 21 e 25 anos. Os resultados mostraram que 85,7% dos diagnosticados sofriam de transtorno de ansiedade, seguido por 28,6% com depressão maior. Os dados não indicaram associação significativa entre diagnósticos de transtornos mentais e variáveis sociodemográficas como raça, estado civil ou renda familiar. Entretanto, observou-se maior prevalência de transtornos entre mulheres. Os fatores mais mencionados pelos estudantes como contribuintes para o adoecimento mental incluíram cansaço, estresse excessivo e falta de tempo para autocuidado, como atividades físicas e lazer. Além disso, a falta de tempo livre afetou negativamente a saúde mental dos alunos, exacerbando o estresse e a ansiedade. A pesquisa destaca a necessidade de universidades adotarem estratégias para mitigar esses problemas, como suporte psicológico, infraestrutura para atividades físicas e áreas de convivência que promovam bem-estar. Essas ações visam melhorar a qualidade de vida dos estudantes de medicina, ajudando-os a manejar melhor as demandas acadêmicas e reduzir os riscos de transtornos mentais.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference19 articles.

1. ANDRADE, F.K. et al. Qualidade de vida e burnout entre estudantes de medici-na que vivenciam o método de Aprendizagem Baseada em Problemas. Ale-theia. 52(1):116–28, 2019. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942019000100009>.

2. ANDRADE, S.L.V & SOUZA, V.R. Avaliação do Nível de Estresse em Acadê-micos de Medicina. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - ALAGOAS [Internet]. 5(2):79–9, 2019. Disponível em< https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/6728/3356>.

3. BASSOLS, A.M.S. Estresse, ansiedade, depressão, mecanismos de defesa e coping dos estudantes no início e no término do curso de medicina na Univer-sidade Federal do Rio Grande do Sul. 2014. Disponível em: .

4. CAMPOS, T.D. et al. Formação em saúde mental no curso de medicina: experi-ência do SAMU. Sinapse Múltipla [Internet]. 2017. Disponível em.

5. CRUZ, R.O. & DE FÁTIMA, M.L.S. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíqui-co em Estudantes de Medicina. Periódicos UFT. 2019. Disponível em: .

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3