Author:
De Oliveira Marília Barbosa,Da Silva Wilson Araújo,Da Silva Cristiane Matos,Viana Jonathan dos Santos,Ferreira Pedro Sávio Alves,Santana Jhonata Santos
Abstract
A infiltração da água no solo é o processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. A velocidade com que esse processo ocorre varia dependendo das diferentes características do solo, sendo importante estudá-la devido à sua relação com a disponibilidade de água para as plantas e com o escoamento superficial, responsável pela erosão hídrica. Esse trabalho teve como objetivo avaliar os métodos do infiltrômetro de duplo anel e do simulador de chuvas na determinação da taxa básica de infiltração de água em um Neossolo Quartzarênico, em duas áreas de estudo, uma em solo com cobertura natural e outra em solo sem cobertura. As coletas foram realizadas em uma área de Cerrado, localizada no município de Carolina – MA. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema bifatorial com quatro repetições. Para o teste com o Infiltrômetro de duplo anel foram utilizados anéis com diâmetros de 25 cm e 50 cm, ambos com 30 cm de altura e, para o teste com o simulador de chuva, foi utilizado um simulador de chuva portátil modelo InfiAsper em parcela experimental com 0,70 m2, delimitada por uma calha coletora, que permitiu obter o volume de escoamento superficial da água, sendo aplicada uma intensidade de precipitação de 120 mm.h-1. As taxas básicas de infiltração encontradas com o Infiltrômetro de duplo anel, em área de solo sem cobertura e com cobertura natural, foram de 360 mm.h-1 e 342 mm.h-1, respectivamente, já com o simulador de chuvas foram de 114,32 mm.h-1 e 114,88 mm.h-1, demonstrando que o infiltrômetro de duplo anel, superestimou os valores de infiltração quando comparado com os valores obtidos com o simulador de chuvas. Não houve diferença significativa em relação à variável resposta analisada, para as áreas de solo com cobertura e sem cobertura natural.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference43 articles.
1. ALVES SOBRINHO, T.; CARVALHO, D. F.; AQUINO, R. M.; MONTEBELLER,C. A. Programa computacional para a definição de parâmetros hidráulicos utilizados na determinação da energia cinética da chuva simulada em infiltrômetro de aspersão. Engenharia Rural, Piracicaba, v. 12, p. 28-35, 2001.
2. ALVES SOBRINHO, T.; FERREIRA, P. A.; PRUSKI F. F. Desenvolvimento de um infiltrômetro de aspersão portátil. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 6, n. 2, p.337-344, 2002. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2021.
3. ALVES SOBRINHO, T.; MACPHERSON, H. G.; GÓMEZ, J. A. A portable integrated rainfall and overland flow simulator. Soil Use Management, v. 24, p. 163-170, 2008. Disponível em:
4. j.1475-2743.2008.00150.x>. Acesso em: 25 ago. 2021.
5. ALVES SOBRINHO, T. Simulador de Chuvas: Procedimentos de uso. Campo Grande, 2020.